Informe:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A TRADICÃO CHEGA DE ÔNIBUS (A bordo de um Nielson Diplomata 350, instituição leva a história do chimarrão ao alcance de todos):

Levar a história da bebida mais tradicional dos gaúchos e manter vivo o costume de consumi-lo da forma correta é o compromisso da Escola do Chimarrão. O grupo de Venâncio Aires iniciou suas atividades através da idealizadora Liliane Pappen de forma simples, durante a Semana Farroupilha de 1998, com a finalidade de contar a história da erva-mate para os filhos dos funcionários da empresa Ervateira Rainha dos Pampas, localizada no município que é considerado a “Capital Nacional do Chimarrão”. O sucesso proporcionado pelo projeto foi tão satisfatório que em 2004 a escola tornou-se uma ONG, vindo a chamar-se Instituto Escola do Chimarrão, sendo desmembrada da Ervateira Rainha dos Pampas passando a realizar atividades diversas ligadas a cultura gauchesca. O entusiasmo pelo chimarrão motivou também a Polícia Federal, o departamento através do Delegado Ademar Stocker doou um ônibus para a instituição, veículo este utilizado nas viagens realizadas para difundir a história e os benefícios proporcionados pelo “mate”. Segundo o Diretor Executivo do projeto Pedro José Schwengber, a doação aconteceu em virtude de um estudo cientifico que comprovou que quem consome a bebida está menos propenso a desenvolver o uso de drogas, dessa maneira a Polícia Federal deixou de ser apenas um meio de punição para contribuir para a prevenção e combate ao uso de substâncias ilícitas. O coletivo doado foi um Nielson Diplomata 350 ano 1986, encarroçado sobre o chassi K-112CL da Scania, que teve sua reforma patrocinada pela churrascaria Vento Haragano de São Paulo, a qual recebe a visita veículo uma vez por mês. O Diretor destaca ainda que para levar este projeto adiante, a instituição conta com diversos patrocinadores e apoiadores, como patrocinadores contam com a rede de supermercados Carrefour, a churrascaria Vento Haragano, Ultra gás e Termolar. Já como apoiadores, a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, Caxias do Sul, Mecânica 5ª Roda, Elétrica Paulo Braun, Fiberglas de Torres, que fornece o material em fibra, Vidraçaria São José, Planalto Turismo, empresa de transportes Viasul (onde recebe todas as revisões e manutenções, tornando-se de acordo com a empresa parte integrante de sua frota) entre outros. A Escola do Chimarrão chega a Rio Grande pelo seu quarto ano consecutivo como participante do projeto Estação Verão do SESC, que busca manter vivas as tradições gaúchas mesmo na temporada de verão junto à agitação do litoral. Ainda segundo a entidade, a escola está entre as atrações mais esperadas para compor a programação cultural desenvolvida para os veranistas. Vale destacar que o projeto é uma oficina permanente, onde todos os envolvidos estão capacitados para explicarem e atenderem as dúvidas do público gaúcho. E é com esta capacidade e disposição que no ano de 2012 mais nove cidades do estado serão atendidas por este time onde o gol de placa é a preservação da história do Rio Grande do Sul.



Saiba mais:


- De 1998 a 2011 mais de dez milhões de pessoas tiveram contato com o ônibus e mais de um milhão foram atendidas pelo projeto nas mais diversas regiões do país;


- Todos os materiais que se encontram no veículo foram doados pelos patrocinadores, apoiadores e comunidade em geral;

- Em 2011, Seu Pedro recebeu da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires o título de cidadão emérito pelos serviços prestados ao povo venâncio-airense e ao Brasil como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário