Informe:

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ÔNIBUS COM A TECNOLOGIA EURO V COMEÇAM A CIRCULAR EM PELOTAS (Veículos emitem menor quantidade de enxofre e auxiliam na proteção do meio ambiente):


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Gabriel Morosoli.

Começaram a circular na manhã de ontem, dia 17, em Pelotas os primeiros ônibus dotados com a tecnologia Euro V de emissão de poluentes, os coletivos das empresas Laranjal e Transpessoal dão o pontapé inicial para as futuras compras das empresas operadoras do sistema e auxiliam na diminuição do teor de enxofre liberado pelos veículos abastecidos a diesel na cidade. Conforme explicado em matérias anteriores, o objetivo da nova tecnologia é diminuir em cerca de 60% as emissões de Óxido de Nitrogênio e em 80% as de partículas promovidas pelos atuais modelos equipados com a Euro III e sua principal novidade está na utilização do aditivo ARLA 32 que é o responsável por possibilitar a redução dos gases derivados da combustão através de uma reação química realizada no motor. No entanto, para que este conjunto trabalhe de forma correta, é necessário o abastecimento com o combustível conhecido como S-50, que libera apenas 50 partículas de enxofre por milhão, diferentemente do atual diesel que expele 1800 partículas, causando uma enorme queda em benefício ao meio ambiente.
É importante destacar que os novos coletivos não utilizam ARLA. Por serem da marca Volkswagen são equipados com o sistema EGR que reaproveita os gases de descarga, que são novamente levados ao cilindro, otimizando assim a combustão e resultando na redução do material particulado. Este sistema foi desenvolvido pela MAN para os motores D-08 de caminhões e ônibus fabricados no país, dessa forma o frotista não experimenta gastos com a compra do ARLA e possui um veículo totalmente apto para atender as normas do PROCONVE P7. Confira no vídeo abaixo, produzido pela Volkswagen, as principais mudanças trazidas pelo o EGR.  


                                                      CARROCERIA:

Assim como a tecnologia empregada na motorização dos coletivos a carroceria também é novidade no município. O grupo Kopereck optou pela compra do Svelto, o modelo fabricado pela Comil é da nova geração e possui o que há de mais moderno nas questões de segurança e conforto, tanto para usuários quanto para motoristas e cobradores.
Segundo informações da encarroçadora, o modelo possui um novo conceito de design que harmoniza as linhas modernas e suaves à funcionalidade e desempenho, gerando bem-estar, qualidade, durabilidade e leveza, itens que são facilmente percebidos pelos passageiros. O conjunto óptico do novo Svelto possui faróis dianteiros que integram design e funcionalidade e sinaleiras em led, que deixam à traseira mais moderna atraente e iluminada, proporcionando ao frotista facilidade de manutenção. Internamente o modelo também sofreu pequenas alterações, podendo ser destacados o amplo espaço do salão de passageiros, a nova cabine e o novo posto do cobrador, que foi dimensionado ergonomicamente visando conforto e comodidade para quem passa toda a jornada de trabalho naquele local. O salão de passageiros conta com tons mais claros e novos conceitos de acabamento que deixam o espaço mais limpo e agradável ao passageiro. Já a cabine ganhou uma nova harmonização com linhas sutis que facilitam o acesso do motorista e dos passageiros.

                                                    ACESSIBILIDADE:

Atendendo ao disposto na legislação vigente, os novos veículos possuem elevador para transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais e pega mão tátil, o que facilita o acesso de pessoas com deficiência visual garantindo assim um transporte mais digno e igualitário.
Segundo informações obtidas junto ao Grupo Kopereck a Viação Conquistadora também estará recebendo um novo veículo que deverá chegar nos próximos dias mantendo as mesmas configurações mecânicas, mudando apenas a carroceria e sua configuração interna.
Quer ver mais fotos? Adicionamos em nossa galeria mais imagens dos novos ônibus, clique aqui e confira! 

Um comentário:

  1. O lado ruim do EGR é que prejudica o desempenho, aumenta o consumo de combustível e requer mais manutenção. Periodicamente tem que desmontar a válvula do EGR para descarbonizar, e o coletor de admissão também pode sofrer obstruções por carbonização. Em comparação com modelos equipados com o SCR, portanto dependentes do ARLA-32 para manter o controle das emissões de óxidos de nitrogênio (embora possam operar por um pequeno período sem ARLA-32 antes que comecem a ser limitados torque e potência automaticamente), o DPF também acaba sobrecarregado, exigindo ciclos de regeneração mais constantes (gastando mais óleo diesel ou, em casos de obstruções mais extremas, sendo necessário esquentar a carcaça do filtro com uma fonte de calor externa). E mesmo o consumo de ARLA-32 é inferior à diferença entre o consumo de óleo diesel entre veículos equipados com EGR ou SCR.

    ResponderExcluir