Informe:

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Especial 21º Encontro Sulbrasileiro - ANTIGOMOBILISMO NA TERRA DA UVA (Evento reuniu carros antigos de toda a região sul do País e da Argentina):

Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Rodrigo de Aguiar e Roberto Müller (Fotos externas do Diplomata 380).

No último sábado, dia 17, o blog Busologia Papareia esteve em Caxias do Sul visitando o 21º Encontro Sulbrasileiro de Veículos Antigos, o evento promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) contou com a participação de mais de 600 carros que uniram diversas pessoas no parque de eventos Festa da Uva.
Nossa missão naquele momento seria mostrar os principais ônibus antigos expostos, no entanto a quantidade foi menor da encontrada em Novo Hamburgo na Expoclassic em julho passado. No total estiveram presentes quatro ônibus, os quais foram objeto de nossa total atenção. Entre os principais vale destacar o bem conservado Nicola, de propriedade do senhor Paulo Bellini, Presidente da Marcopolo, e o tradicional ônibus londrino pertencente ao Museu de Cera de Gramado que serão apresentados logo abaixo.
Logo na entrada do moderno complexo de eventos quem dava as boas vindas aos visitantes e expositores era o novo Volare W-Fly Euro V, o veículo fazia parte do estande da Agrale montado na área externa do parque, que contava ainda com demais produtos da marca que vem se destacando ultimamente no setor ônibus.
Na parte interna diversas atrações do antigomobilismo estiveram presentes, os amantes das duas rodas puderam conhecer raridades muito bem conservadas, caminhões de diversas gerações marcaram presença e puderam contar um pouco da evolução do transporte de cargas no Brasil. Carros como das marcas Mercedes, Porsche, Dodge, Cadilac entre outros fizeram a alegria dos adultos que naquele momento pareciam hipnotizados diante das verdadeiras joias ali estacionadas.
Os alvos de nossa matéria especial encontravam-se na área externa do centro de eventos, atraindo também a atenção de muitas pessoas. Confira abaixo as principais informações dos coletivos expostos:

- Viale Dimelthoz: Estrategicamente posicionado na saída principal, o veículo da empresa Dimelthoz fazia a divulgação dos painéis digitais comercializados pela empresa com sede em Caxias do Sul, os itinerários eletrônicos servem tanto para ônibus como para caminhões, conforme informado pelo representante no local. O coletivo do modelo Viale pertenceu à empresa Auto Viação Presidente Vargas, de Porto Alegre, e foi totalmente transformado para funcionar como um mostruário móvel, tendo participado inclusive em outubro da FETRANSRIO 2012 no Rio Centro. Seu interior conta ainda com um escritório ao fundo utilizado para receber clientes e futuros compradores.

- Nielson Diplomata Veteran Car Club de Novo Hamburgo: Considerado a unidade móvel do clube de carros antigos de Novo Hambrugo, o Diplomata 380 foi adquirido no ano de 2009 e pertenceu a empresa Santa Rita Turismo e conta com um excelente estado de conservação. O veículo, fabricado em 1987 e equipado com o motor Mercedes 1935, é guiado pelo motorista Roberto Müller, que nos contou que o “velho” Nielson participa ativamente de eventos ligados a carros antigos e leva em seu bagageiro os principais utensílios de viagem, trazendo assim mais conforto e praticidade. Müller informou ainda que o Diplomata foi comprado pelo VCC de Novo Hamburgo pelo valor de R$ 60.000,00.

- Ônibus Routemaster RM 1571 ano 1961: O nome gera um certo desconhecimento, no entanto ele é mais familiar do que se possa imaginar. Estamos falando dos tradicionais ônibus londrinos, os inesquecíveis vermelhões de dois andares. Até hoje eles circulam na terra da rainha, entretanto são mais novos e possuem outras tecnologias.
O que encontramos em Caxias pertence atualmente ao Museu de Cera de Gramado, mas fez parte durante muito tempo do acervo da Ulbra, tendo sido posteriormente arrematado em um leilão. Seus proprietários possuem como objetivo fazer dele um veículo de transporte entre um museu e outro, mas esbarram na falta de liberação por parte do DAER, fazendo com que passe a maior parte do tempo parado. Para ir a Caxias teve de ser transportado em uma carreta.
Recentemente o Routemaster passou por uma longa reforma, durante 18 meses esteve sob os cuidados do restaurador de caminhões Antônio Martinez, que o deixou preparado para atender as expectativas dos novos proprietários. Martinez explicou ainda que o veículo vem equipado com motor e eixo Aclo (AEC) e caixa automática assistida.

- GM Coach 1953: Veículo que segundo informações foi adquirido nos Estados Unidos e serve como motor home. Tentamos fazer contato com o proprietário para imagens internas e conhecermos mais de perto, mas ele não apareceu.

- Nicola Mercedes LP-321: Este foi o objeto de procura de vários busólogos que visitaram o encontro entre os dias 15, 16, 17 e 18. O veículo de propriedade do Sr. Paulo Bellini, Presidente da Marcopolo, pertenceu à empresa Sussantur e na oportunidade estava realizando o transporte dos turistas do hotel até o parque de exposições. Tentamos contato com o responsável no local para sabermos mais informações, mas não obtivemos êxito.  

Antes de encerrarmos não podemos deixar de destacar o excelente serviço prestado pela empresa Penha que nos transportou até Caxias, fomos a bordo do carro 36002, um Paradiso 1550 LD, que proporcionou uma viagem tranquila e muito confortável. Nosso agradecimento ao motorista Macedo e a toda equipe da garagem de Rio Grande.

domingo, 11 de novembro de 2012

UNIVERSAL TURISMO ADQUIRE MAIS QUATRO ÔNIBUS ZERO QUILÔMETRO (Entre eles estão os dois primeiros chassi Volvo B-270F da região sul do estado):


Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar.

Veículos com chassi Volvo
 são os primeiros da
região sul.
O estado do Rio Grande do Sul começou por Rio Grande, o clube mais antigo do futebol brasileiro leva o mesmo nome, o Polo Naval instalou-se na cidade e agora o município no extremo sul do estado é o primeiro da região a receber o mais novo chassi dianteiro da Volvo, o B-270F, que marcou oficialmente a entrada da marca sueca no mercado de ônibus urbanos e rodoviários de curtas distâncias. A pioneira nessa questão é a empresa Universal Turismo, que adquiriu junto à concessionária Dipesul os dois primeiros equipamentos da região sul, tornando a cidade referência entre os demais municípios que ainda não possuem veículos da marca. Junto a eles foram adquiridos ainda mais dois Volkswagen 17-230, já equipados com a nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes. Segundo informações da concessionária Dipesul os dois B-270F ainda possuem a tecnologia Euro III.
Não podendo ser diferente, a carroceria escolhida foi o Versatile, o modelo fabricado pela encarroçadora gaúcha Comil é o mais utilizado pelos frotistas locais que realizam o serviço de transporte dos funcionários do Polo Naval, a quantidade deste produto na frota local chega a sessenta, não contando com os quatro veículos novos adquiridos pela Universal.
Segundo a Comil, o Versatile é o produto ideal para a realização de viagens de curtas distâncias e operações de fretamento, aliando design moderno, beleza e sofisticação. Os novos ônibus contam com a nova logomarca da empresa que foi oficialmente lançada com a chegada dos primeiros Versatile em maio de 2011 e que está sendo adaptada nos demais carros da frota. Letreiro digital, ar condicionado, banheiro, geladeira e poltronas soft completam a estrutura dos veículos que, segundo o proprietário da empresa, passarão a serem itens indispensáveis nas próximas compras.
Ônibus com chassi Volkswagen
já possuem a tecnologia
Euro V.
Os coletivos com chassi Volkswagen seguem os mesmos padrões de configuração interna. Diferentemente dos dois veículos da marca Volvo estes possuem a nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes, que tem como principal objetivo reduzir a quantidade de partículas de enxofre expelidas no cano de descarga dos caminhões e ônibus pelo país. A principal novidade da nova tecnologia está na utilização do ARLA 32, no entanto os motores MAN-D08, para ônibus e caminhões fabricados no país, são dotados com o sistema EGR, que não utiliza o reagente em questão. Sua principal diferença está no reaproveitamento dos gases de descarga que retornam ao cilindro, otimizando assim a combustão e resultando na redução de material particulado. A quantidade de gases recirculados, para atender a norma PROCONVE P7, pode chegar a 30%, reduzindo assim a formação de Óxidos de Nitrogênio. Maiores informações sobre este sistema podem ser obtidas através do vídeo abaixo produzido pela própria Volkswagen.


Três ônibus já entraram em operação, a empresa aguarda ainda a chegada do quarto coletivo que deve acontecer nos próximos dias. Ainda segundo eles, esses veículos serão utilizados também na linha que transporta os funcionários do Polo Naval residentes em Pelotas, cidade distante 60 km de Rio Grande. 







sábado, 3 de novembro de 2012

VIAÇÃO CONQUISTADORA APRESENTA SEU PRIMEIRO ÔNIBUS EURO V (Coletivo teve sua entrega atrasada e encerra o ano de compras do Grupo Kopereck):


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Gregor Rodeghiero.

Já está em Pelotas, na garagem da Viação Conquistadora, o último veículo adquirido pelo Grupo Kopereck em 2012, o coletivo de prefixo 265 chegou na semana passada e uniu-se aos dois já em circulação das empresas Laranjal e Transpessoal que são integrantes do grupo. Na manhã de hoje nossa equipe esteve na sede da empresa e conheceu o primeiro veículo com a tecnologia Euro V da frota da Conquistadora.
Conforme noticiado no blog no dia 17 de outubro, a Conquistadora já aguardava seu novo coletivo, mas por conta de atrasos na linha de montagem da Marcopolo acabou chegando dias após o início de operação dos veículos das demais empresas do grupo.
Diferentemente da Laranjal e Transpessoal, a Conquistadora mais uma vez optou pelo urbano Torino, aumentando para 29 o número de exemplares deste modelo na frota que, gradativamente, vem sendo padronizada.
O novo ônibus foi encarroçado sobre o chassi 17-230 da Volkswagen que, por contar com o sistema EGR não utiliza ARLA, este sistema foi desenvolvido pela MAN e equipa os motores D-08 produzidos no Brasil.
Atendendo a dispositivo de lei vigente, o novo 265 vem equipado com elevador para transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais, balaústres táteis, botões de parada em braile e banco para obesos, proporcionando a todos um transporte justo e sem diferenças.
A previsão é de que ele possa entrar em circulação nos próximos dias, restam apenas trâmites que envolvem seu emplacamento.

NOVIDADES PARA 2013: O ano ainda não acabou, mas a direção da Conquistadora já informou que estarão chegando nos primeiros meses do próximo ano mais quatro coletivos zero quilômetro, encarroçados sobre o chassi OF-1721 com a tecnologia BlueTec 5, nome adotado pela Mercedes para caracterizar seus produtos adequados a tecnologia Euro V. Tão logo estejam em Pelotas o blog Busologia Papareia fará uma reportagem mostrando todos os detalhes destes coletivos.

Veja mais fotos na galeria da empresa clicando aqui.



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

EMPRESA SANTA MARIA ADOTA TECNOLOGIA EURO V E CHASSI VOLKSWAGEN:


Matéria: Rodrigo de Aguiar;

Fotos: Felipe Alves.

O transporte coletivo da cidade de Pelotas, assim como o de outros municípios, aos poucos está se adaptando a nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes, a norma reguladora de emissões passou a ser válida no território nacional a partir do dia 1º de janeiro deste ano causando uma maré de renovações de frota até dezembro do ano passado, quando os chassis ainda eram equipados com a Euro III.
No entanto, renovações de frota são necessárias para se manter um bom atendimento aos usuários e a empresa Santa Maria em 2012 adquiriu três novos veículos, sendo dois seminovos e um zero quilômetro, veículo este já adequado as normas do PROCONVE P7. Nosso colaborador Felipe Alves esteve na garagem da empresa, localizada no Bairro Areal, e fez as primeiras imagens do novo integrante da frota.
Mantendo a tradição de possuir em sua grande maioria veículos fabricado pela Comil, a Santa Maria é a terceira empresa de Pelotas a adquirir a nova geração do Svelto, o modelo da encarroçadora de Erechim sofreu recentemente reformulações em sua estrutura externa e interna, que garantiram uma nova cara e mais conforto aos passageiros, motoristas e cobradores.
Segundo informações da encarroçadora, o produto possui um novo conceito de design que harmoniza as linhas modernas e suaves à funcionalidade e desempenho, gerando bem-estar, qualidade, durabilidade e leveza. Internamente o modelo também sofreu pequenas alterações, podendo ser destacados o amplo espaço do salão de passageiros, a nova cabine e o novo posto do cobrador que foi dimensionado ergonomicamente visando conforto e comodidade para quem passa toda a jornada de trabalho naquele local. O novo salão de passageiros conta com tons mais claros e novos conceitos de acabamento, que deixam o espaço mais limpo e agradável ao usuário. Já a cabine ganhou uma nova harmonização com linhas sutis que facilitam o acesso do motorista e dos passageiros.
O novo ônibus, atendendo dispositivo de lei vigente, conta com elevador para transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais, aumentando para cinco o número de coletivos adaptados para este tipo de transporte na frota da empresa. Diferentemente dos demais veículos da frota municipal, o elevador foi instalado na porta traseira que também é utilizada pelos usuários no momento do desembarque.

CHASSI:

Esta pode ser considerada a maior novidade desta compra, pela primeira vez a Santa Maria utilizará um chassi fabricado pela Volkswagen no transporte urbano. Indicado para carrocerias de até 13,20 metros, o chassi suporta severas operações de transporte urbano, aliando robustez e confiabilidade.
O novo ônibus, a exemplo dos demais adquiridos recentemente pelas empresas pelotenses, conta com o sistema EGR, que dispensa o uso de ARLA, o que proporciona ao frotista economia e ao meio ambiente um veículo totalmente adequado a legislação vigente. A previsão é de que o coletivo entre em operação nos próximos dias.