Matéria: Rodrigo
de Aguiar;
Fotos: Rodrigo
de Aguiar e Roberto Müller (Fotos externas do Diplomata 380).
No último
sábado, dia 17, o blog Busologia Papareia esteve em Caxias do Sul visitando o
21º Encontro Sulbrasileiro de Veículos Antigos, o evento promovido pela
Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) contou com a participação de
mais de 600 carros que uniram diversas pessoas no parque de eventos Festa da
Uva.
Nossa missão
naquele momento seria mostrar os principais ônibus antigos expostos, no entanto
a quantidade foi menor da encontrada em Novo Hamburgo na Expoclassic em julho
passado. No total estiveram presentes quatro ônibus, os quais foram objeto de
nossa total atenção. Entre os principais vale destacar o bem conservado Nicola,
de propriedade do senhor Paulo Bellini, Presidente da Marcopolo, e o
tradicional ônibus londrino pertencente ao Museu de Cera de Gramado que serão
apresentados logo abaixo.
Logo na entrada
do moderno complexo de eventos quem dava as boas vindas aos visitantes e
expositores era o novo Volare W-Fly Euro V, o veículo fazia parte do estande da
Agrale montado na área externa do parque, que contava ainda com demais produtos
da marca que vem se destacando ultimamente no setor ônibus.
Na parte interna
diversas atrações do antigomobilismo estiveram presentes, os amantes das duas
rodas puderam conhecer raridades muito bem conservadas, caminhões de diversas
gerações marcaram presença e puderam contar um pouco da evolução do transporte
de cargas no Brasil. Carros como das marcas Mercedes, Porsche, Dodge, Cadilac
entre outros fizeram a alegria dos adultos que naquele momento pareciam hipnotizados
diante das verdadeiras joias ali estacionadas.
Os alvos de
nossa matéria especial encontravam-se na área externa do centro de eventos, atraindo
também a atenção de muitas pessoas. Confira abaixo as principais informações
dos coletivos expostos:
- Viale Dimelthoz:
Estrategicamente posicionado na saída principal, o veículo da empresa Dimelthoz
fazia a divulgação dos painéis digitais comercializados pela empresa com sede
em Caxias do Sul, os itinerários eletrônicos servem tanto para ônibus como para
caminhões, conforme informado pelo representante no local. O coletivo do modelo
Viale pertenceu à empresa Auto Viação Presidente Vargas, de Porto Alegre, e foi
totalmente transformado para funcionar como um mostruário móvel, tendo
participado inclusive em outubro da FETRANSRIO 2012 no Rio Centro. Seu interior
conta ainda com um escritório ao fundo utilizado para receber clientes e
futuros compradores.
- Nielson Diplomata Veteran Car Club de
Novo Hamburgo: Considerado a unidade móvel do clube de carros antigos
de Novo Hambrugo, o Diplomata 380 foi adquirido no ano de 2009 e pertenceu a
empresa Santa Rita Turismo e conta com um excelente estado de conservação. O
veículo, fabricado em 1987 e equipado com o motor Mercedes 1935, é guiado pelo
motorista Roberto Müller, que nos contou que o “velho” Nielson participa
ativamente de eventos ligados a carros antigos e leva em seu bagageiro os
principais utensílios de viagem, trazendo assim mais conforto e praticidade.
Müller informou ainda que o Diplomata foi comprado pelo VCC de Novo Hamburgo
pelo valor de R$ 60.000,00.
- Ônibus Routemaster RM 1571 ano 1961:
O nome gera um certo desconhecimento, no entanto ele é mais familiar do que se
possa imaginar. Estamos falando dos tradicionais ônibus londrinos, os
inesquecíveis vermelhões de dois andares. Até hoje eles circulam na terra da
rainha, entretanto são mais novos e possuem outras tecnologias.
O que
encontramos em Caxias pertence atualmente ao Museu de Cera de Gramado, mas fez
parte durante muito tempo do acervo da Ulbra, tendo sido posteriormente
arrematado em um leilão. Seus proprietários possuem como objetivo fazer dele um
veículo de transporte entre um museu e outro, mas esbarram na falta de
liberação por parte do DAER, fazendo com que passe a maior parte do tempo parado.
Para ir a Caxias teve de ser transportado em uma carreta.
Recentemente o
Routemaster passou por uma longa reforma, durante 18 meses esteve sob os
cuidados do restaurador de caminhões Antônio Martinez, que o deixou preparado
para atender as expectativas dos novos proprietários. Martinez explicou ainda
que o veículo vem equipado com motor e eixo Aclo (AEC) e caixa automática
assistida.
- GM Coach 1953: Veículo que segundo
informações foi adquirido nos Estados Unidos e serve como motor home. Tentamos fazer
contato com o proprietário para imagens internas e conhecermos mais de perto,
mas ele não apareceu.
- Nicola Mercedes LP-321: Este
foi o objeto de procura de vários busólogos que visitaram o encontro entre os
dias 15, 16, 17 e 18. O veículo de propriedade do Sr. Paulo Bellini, Presidente
da Marcopolo, pertenceu à empresa Sussantur e na oportunidade estava realizando
o transporte dos turistas do hotel até o parque de exposições. Tentamos contato
com o responsável no local para sabermos mais informações, mas não obtivemos
êxito.
Antes de
encerrarmos não podemos deixar de destacar o excelente serviço prestado pela
empresa Penha que nos transportou até Caxias, fomos a bordo do carro 36002, um
Paradiso 1550 LD, que proporcionou uma viagem tranquila e muito confortável.
Nosso agradecimento ao motorista Macedo e a toda equipe da garagem de Rio
Grande.