Informe:

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Especial Rota Volksbus – NA ROTA DA TECNOLOGIA (Pela primeira vez na região, projeto visa informar e uma relação mais próxima com os clientes):

Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Rodrigo de Aguiar.

Evento oportunizou a interação
entre clientes e a marca.
Informar e estreitar as relações com os clientes, este é o objetivo da segunda edição do projeto Rota Volksbus que está percorrendo o país divulgando entre os frotistas as modificações realizadas pela entrada em vigor da tecnologia Euro V, em janeiro do ano passado.
Cinco ônibus, equipados com os mais importantes chassis da marca, compõem a caravana. Com eles é permitido que o empresário realize um teste drive para conhecer os novos produtos, agora, dotados de nova motorização e novos sistemas de tratamento dos gases poluentes.
A primeira cidade na Região Sul a ser visitada foi Pelotas, lá três empresas receberam e irão receber a equipe que fica na cidade até a próxima semana.
Na manhã de ontem, 22, acompanhamos a passagem do projeto pela garagem da Viação Conquistadora, onde estiveram reunidos os principais empresários do setor, tais como, Pérola do Sul e Santa Silvana. Na ocasião os frotistas tiveram a oportunidade de conhecer os principais produtos da marca e tirar dúvidas com relação as modificações recentemente implementadas para os veículos movidos à diesel no Brasil. Folders explicativos e brindes também foram distribuídos.
Os primeiros momentos da manhã foram reservados a limpeza dos veículos que ao longo de aproximadamente uma hora receberam um tratamento especial após outra participação em evento no dia anterior.  
Dentre os ônibus presentes um chamou bastante à atenção de quem por lá esteve. O modelo Paradiso 1200 Geração Sete da Marcopolo, encarroçado sobre o chassi 18-330, foi transformado em um auditório móvel, o objetivo, segundo o Engenheiro de Marketing do produto Volksbus, Paulo Kazuto, foi o de facilitar as apresentações, uma vez que nem todas as garagens apresentam estruturas suficientes. Dentro dele 16 pessoas podem acompanhar, confortavelmente, as palestras sobre o diesel S-50, a tecnologia Euro V e os sistemas SCR e EGR. Todas elas são ministradas por funcionários da MAN totalmente treinados para o momento. O veículo conta ainda com sistema de ar condicionado independente e com alimentação externa, essa transformação foi realizada por uma empresa de São Paulo e levou cerca de três meses para ficar pronto.
O engenheiro Kazuto respondeu ainda a outros questionamentos que podem ser conferidos na entrevista abaixo.

BP – Paulo é perfeitamente compreensível à decisão dos empresários de anteciparem suas renovações de frota em 2011 por conta da entrada da tecnologia Euro V, com isso as vendas de ônibus diminuíram em virtude deste desconhecimento e dos elevados preços. Hoje, passado o primeiro ano, quais são as expectativas de vendas destes novos produtos?

Paulo Kazuto – “Inicialmente eu gostaria de dizer que o ano de 2012, apesar das previsões, foi relativamente bom, acontece que muitos dos preços foram mantidos e nós tivemos um desempenho bastante positivo no ano passado. As expectativas são sempre muito boas, recentemente tivemos as eleições e nós estamos prevendo que com isso haja uma grande modificação nos sistemas de transporte público”.    

BP – A MAN quando iniciou a segunda edição do projeto em 2012 criou o “Meu primeiro Volksbus Euro V”, onde comercializaria entre os antigos clientes os novos chassis com preços do Euro III e, para os novos compradores, facilidades nas negociações. Qual foi o resultado obtido com esta estratégia de mercado?

Paulo Kazuto – “O resultado obtido foi exatamente a manutenção desses clientes e das compras novas e mantivemos uma posição bastante favorável durante o ano passado”.

BP – Neste cenário de transição tecnológica percebe-se, na região, um aumento de produtos da marca Volkswagen. Esta procura está intimamente ligada ao fato da existência do sistema EGR, que dispensa o uso de ARLA, e trás economia ao frotista?

Paulo Kazuto – “Sem dúvida nenhuma! O sistema EGR foi uma aposta da MAN visando sempre o cliente, pois muitos tinham restrições com relação ao uso da ARLA nas suas frotas urbanas, então a empresa trabalhou arduamente durante quatro anos no desenvolvimento dessa tecnologia para ser utilizado aqui no Brasil. O sistema EGR é um sucesso, sua divulgação também e é visível que ele tem grandes benefícios para o frotista e apostamos nisso para a melhoria nas vendas e no desempenho dos carros”.   

BP – O que a MAN, através dos produtos Volksbus, proporciona a empresa e aos passageiros, uma vez que estamos falando dos segmentos de transporte urbano e rodoviário. O que você destaca como diferencial para a marca?

Paulo Kazuto – “O grande diferencial da marca Volksbus é o contato com o cliente, desde o início nós sempre procuramos desenvolver o produto ideal para a aplicação certa. O Rota é um exemplo disso, não só colhendo informações, mas também mostrando para o cliente que as informações passadas foram implementadas nos produtos de hoje”.

BP – Como se deram os critérios para a escolha das cidades e das empresas visitadas pelo projeto?

Paulo Kazuto – “Bom, nós tivemos um grande auxílio da rede, eles que determinaram quais clientes seriam visitados, sabemos que nem todos tiveram esta oportunidade em virtude da extensa gama. Entretanto nós sempre convidamos todos eles para que visitem a fábrica e que possam conhecer a estrutura, mas do nosso planejamento estamos cumprindo todos da melhor forma possível”.    

BP – O projeto teve sua segunda edição criada em 2012 e invadiu o ano de 2013 por conta dos inúmeros clientes que a Volks mantém por todo o país. Logo após o término do projeto qual será o destino dado a cada ônibus deste?

 Paulo Kazuto – “Os ônibus serão vendidos, mas há uma disputa por eles nas cidades onde a gente já passou, pra ti teres uma ideia muitos clientes já não queriam deixar os carros saírem das garagens. Alguns deles, como por exemplo, o ônibus auditório provavelmente será utilizado por nós nas ações de marketing do produto”.

BP – De todas as cidades visitadas pelo projeto como que vocês avaliam a receptividade do frotista e dos clientes que ainda não trabalhavam com a marca Volksbus?

Paulo Kazuto – “O resultado foi alcançado e melhor ainda do que nós esperávamos! Os clientes que não trabalhavam com a nossa marca agora sabem que nós temos uma tecnologia que os beneficia muito e a divulgação das informações também é outro fator que trás êxito para o nosso projeto e que nos deixa extremamente agradecidos”.

A programação do Rota Volksbus em Pelotas continua, segundo informações obtidas com a concessionária TransRio Sul, na próxima segunda-feira, dia 25, com um evento pela manhã, a partir das 9h, na empresa TURF e a partir das 14h na garagem do Expresso Embaixador em uma programação voltada apenas para os funcionários. Já na terça-feira, 26, os cinco ônibus amarelos estarão em Rio Grande para uma apresentação na garagem da Viação Noiva do Mar e todas as informações de mais esta passagem estarão aqui no blog Busologia Papareia.
Gostaríamos de agradecer ao Gerente de Planejamento da Viação Conquistadora, Norberto Lopes, por mais uma vez abrir as portas da empresa para nosso blog e para a divulgação de eventos e investimentos do grupo.  

Criamos um álbum especial para os eventos realizados em Pelotas, para acessar clique aqui.
    
Empresários e representantes
conhecendo sobre o projeto
no ônibus auditório.
Momentos que antecederam a
abertura oficial do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário