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domingo, 4 de março de 2012

Especial licitação: EMPRESA COTISTA RENOVA SUA FROTA EM MAIS DEZ CARROS NOVOS:

A partir da próxima semana os usuários das linhas P-18, P-19, P-20, P-21 e P-22 passarão a contar com dez ônibus novos para o deslocamento até o centro da cidade. Os novos coletivos, da empresa Cotista, seguem todos os padrões definidos no edital de licitação, realizado em julho passado, trazendo mais agilidade, acessibilidade e conforto para a comunidade da Zona Oeste de Rio Grande. Os novos veículos são equipados com elevador para transporte de cadeirantes, conforme a lei 14022 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), letreiro digital bicolor, novidade na região, e pintura padrão do sistema Rio Grande Integrado. A empresa Cotista conta hoje com 20 veículos e essa renovação proporcionará um aumento para 30 ônibus. Já a população cadeirante da região poderá usufruir de 12 coletivos adaptados para este tipo de transporte, o que representa 40% do total da frota. A equipe do blog Busologia Papareia mais uma vez se antecipou ao início de operação dos veículos e trás para você todas as informações desta renovação.


Carroceria: Outra novidade, diante dessas transformações no transporte, está na carroceria escolhida. Diferentemente das tradicionais utilizadas à empresa Cotista apostou na encarroçadora Mascarello, situada em Cascavel no interior do estado do Paraná. O modelo adquirido foi o GranVia, considerado pela montadora como o produto ideal para o meio urbano. Recentemente remodelado, o GranVia trás o que há de mais tecnológico em sua estrutura. Com um maior espaço interno, o modelo possibilita mais conforto para os passageiros que viajam em pé e suas portas de 1,10m facilitam o embarque e desembarque de passageiros nas estações. Já seu pára-brisa e a extensa área envidraçada otimizam a visualização do ambiente externo. A área interna é composta na lateral por chapas de alumínio stuco ou formidur e o assoalho de compensado naval ou alumínio lavrado. Já o revestimento externo do GranVia é formado por fibra de vidro no teto, frente e traseira e sua lateral é composta de chapas de alumínio com pintura anti-corrosiva.

Chassi: Se não bastasse a novidade na carroceria, a Cotista inovou também no chassi utilizado nos novos carros. Diferentemente das plataformas utilizadas o Volksbus 17-230 também passa a fazer parte da frota da empresa. Considerado o chassi com a maior comercialização no mercado interno, o 17-230 foi especialmente desenvolvido para agüentar firme as longas jornadas de trabalho do transporte urbano e também como alternativa ao serviço de fretamento. Com um motor de seis cilindros e uma potencia de 225 cavalos o chassi opera em um regime de trabalho mais ameno, com maior durabilidade de seus componentes. Suspensões e eixos de maior capacidade fazem do veículo o mais indicado para as aplicações mais severas.

Por enquanto estão na garagem apenas oito dos dez coletivos adquiridos pela empresa, o motivo está na preparação dos outros dois carros para atender a linha que passa pela Estação Ecológica do Taim, que percorre aproximadamente 100 km, e contarão com cortinas e bagageiros.


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