Informe:

terça-feira, 21 de junho de 2011

A PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE (Ao final de suas vidas, ônibus antigos servem de doadores de “órgãos”):

Há mais de cem anos o ônibus é o melhor meio de locomoção em massa, de lá pra cá muitas alterações foram sendo realizadas, mudanças em sua estrutura garantiram um maior conforto e substituições de componentes melhoraram a segurança trazendo mais confiabilidade ao veículo e tranqüilidade ao passageiro. Infelizmente os primeiros ônibus estão sendo esquecidos e jogados em ferros velhos, deixando se perder de forma gradativa a história do transporte coletivo no Brasil. Ao longo de sua trajetória, o transporte coletivo foi ganhando cada vez mais tecnologias e novas técnicas de mobilidade, mas tudo graças aos antigos veículos que impulsionaram essas evoluções e fizeram com que tudo isso fosse possível, mas de uma forma impensável foram descartados como se não tivessem nenhum significado ou nenhuma história para contar. Mas os tempos mudam hoje em dia os antigos ônibus estão se tornando verdadeiros doadores de seus órgãos, podemos fazer tranquilamente uma comparação com os seres humanos que ao morrerem em um ato de amor ao próximo doam seus órgãos e possibilitam a perpetuação da vida. Nossa equipe pode constatar que isso realmente acontece, encontramos um desmanche especializado em ônibus e no comércio de suas peças. De acordo com o dono, a intenção de se criar um espaço dedicado a este tipo de serviço foi possível em virtude da existência de ônibus antigos na região que necessitam de reposição de peças e também na tentativa de dar outra destinação aos componentes, que na maioria das vezes estão muito bem conservados. No lugar encontramos bancos, catracas, janelas, vidros e demais “pedaços” que de forma organizada vão sendo estocados a espera do cliente. Agradecimento especial ao proprietário do estabelecimento que gentilmente nos recebeu e nos concedeu a entrevista. Abaixo você pode conferir as imagens feitas no local.


Um comentário:

  1. Não só para ônibus, muitas dessas peças acabam servindo para adaptação em caminhões ou mesmo veículos mais leves como caminhonetes full-size (caso de alguns motores e até câmbios).

    Mas é lamentável ver alguns veículos que ainda poderiam estar desempenhando bons serviços no transporte de trabalhadores rurais ou estudantes serem simplesmente descartados como lixo. Algumas vezes um veículo mais antigo e tecnicamente mais rústico acabam sendo bastante acertados para algumas operações em ambiente mais severo.

    ResponderExcluir