Informe:

terça-feira, 5 de julho de 2011

A HISTÓRIA CHEGA DE ÔNIBUS (Veículo reformado pela Prefeitura Municipal leva a história do município a alunos de escolas municipais):

Mais uma opção para as aulas de história, alunos da rede municipal de ensino foram presenteados pela Prefeitura Municipal com um ônibus totalmente adaptado para levar o conhecimento ao alcance de todos, o projeto intitulado “Ame o Rio Grande” busca integrar alunos na busca pelo conhecimento de uma forma divertida e mais prazerosa.
O projeto foi uma iniciativa da SMEC (Secretaria Municipal da Educação e Cultura) liderada por seu supervisor Luis Henrique Drevnowics. O secretário Claudio Omar Nunes disse que este é o sexto equipamento adquirido pela secretaria na atual gestão, sendo destacadas as duas unidades móveis de informática (intituladas Escunas modelo Svelto) sendo um com elevador para cadeirantes, atendendo a norma 14022 da ABNT, duas bibliotecas móveis (modelo Versatile) e um laboratório de ciências (modelo Svelto Midi), todos fabricados pela encarroçadora gaúcha Comil e encarroçados sobre os chassis Volkswagen e Agrale. Já o Torino pertenceu ao DATC (Departamento Autárquico de Transportes Coletivos) e foi adquirido pela Prefeitura em 2007. Todo o investimento e a recuperação do veículo custaram para a Prefeitura Municipal o equivalente a R$16,5 mil.
Interior: O veículo teve seu interior adaptado para receber os alunos da rede municipal, onde durante um passeio pela cidade são apresentadas informações sobre a história do município e fotos dos pontos turísticos, ajudando assim na construção e na formação dos alunos. Os tradicionais bancos foram trocados por cadeiras dispostas ao longo das laterais visando voltar às atenções ao fundo, onde foi instalada uma tela de onde um data show acoplado no teto apresenta os vídeos e as imagens já pré-selecionadas.
Parte externa: A área externa também ganhou atenção especial, toda a lataria recebeu uma plotagem contendo fotos dos principais pontos turísticos do município e o slogan “Ame o Rio Grande” no itinerário convidam para um passeio onde o mergulho na história é a passagem de ingresso para este ônibus.
Nossa equipe acompanhou a escola Rio Branco e ouviu professores e alunos a respeito deste projeto da SMEC:
A professora Anaerly Benites diz que o projeto é muito importante. Cita que a escola está trabalhando com os monumentos da cidade do Rio Grande e esta iniciativa possibilita ir além das fronteiras da escola fazendo com que as crianças possam interagir com os conteúdos vistos em aula, finaliza dizendo que com o Ame o Rio Grande os professores também aprendem mais um pouco com as informações passadas pelos guias que acompanham em cada parada.
A aluna Júlia Pedroso disse que achou muito legal o passeio realizado pelos templos Riograndinos e se impressionou com os monumentos e pontos turísticos do município. Os alunos ainda disseram que durante o passeio são realizados diversos questionamentos e citam os estilos góticos e neogóticos como exemplo dos ensinamentos adquiridos durante o passeio.
De acordo com a Coordenadora do Programa de Educação Patrimonial Raquel Lempek, o projeto Ame o Rio Grande oferece cinco roteiros culturais, com duração aproximada de duas horas e meia e recebem os seguintes nomes: Nossas praças contam nossa história; Templos do Rio Grande; Rio Grande um museu a céu aberto; Os museus da FURG contam nossa história e Memória e arte. A coordenadora explicou que os roteiros estão disponíveis em quatro blocos ao longo do ano letivo e as inscrições são feitas na sala da Supervisão Cultural através do preenchimento de uma ficha de inscrição contendo dados, objetivo da realização e as atividades que serão realizadas em aula após o roteiro.
Ao ser questionada a respeito de níveis de aceitação, a mesma explicou que o projeto tem sido bem aceito e elogiado por todos, conta ainda que a procura por parte das escolas é bastante satisfatória e a Secretaria procura na medida do possível atender a todos os solicitantes. Raquel destacou que desde o início do projeto os roteiros já foram disponibilizados para 18 escolas, tendo proporcionado para os 362 alunos atendidos uma oportunidade de verem a cidade onde moram sob uma perspectiva histórica e a partir desse “novo olhar” (como ela mesmo chama) criar um sentimento de pertencimento à cidade, passando assim a amar e preservar o seu patrimônio. Finalizou.

4 comentários:

  1. Olá Rodrigo!
    Obrigado pela fidelidade e integridade com as quais postaste meus comentários e de meus alunos. Parabéns pela iniciativa e pelo blog. Profª Anaerly Benites

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Anaerly, agradeço pela visita e pelos elogios. Buscamos sempre trazer o máximo de informações e a fidelidade e a integridade são as palavras chave para a realização desta e demais matérias. Fiquem a vontade para visitar e comentarem nas postagens, será um prazer recebê-los em nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Rodrigo!

    Parabéns pela postagem sobre o Ônibus da Cultura da SMEC Rio Grande. Vamos divulgar seu blog entre meus amigos! Claudio Omar

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Secretário. Sempre que começamos uma reportagem pensamos em levar o máximo de informações para que o leitor possa ser atingido de uma maneira clara e rica em detalhes. Ficamos contentes com a visita e pelo comentário, um abraço!

    ResponderExcluir