Informe:

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UM DOCE RETORNO AO PASSADO (A bordo de um Chevrolet 1961 empresa de turismo de Pelotas resgata o passado da cidade considerada a Princesa do Sul):

O nome é bem sugestivo, Expresso Quindim, a coloração amarela do antigo Chevrolet lembra o principal e mais gostoso doce produzido na cidade de Pelotas, no sul do estado. Adquirido da empresa Machado Júnior de São José do Norte, o Quindim realiza passeios durante a FENADOCE, uma das mais tradicionais festas do doce do Rio Grande do Sul, evento este que movimenta a economia e o turismo pelotense. Conhecida como a capital nacional do doce, a relação de Pelotas com estes produtos é de longa data, relatos contam que sua origem teve a influência de Portugal, país onde era intensa a produção de tais guloseimas. O final da escravidão foi o estopim para o declínio das charqueadas, com isso o surgimento dos frigoríficos acabaram fornecendo subsídios para a projeção nacional dos doces. A partir da década de 1920, passou−se a divulgar comercialmente em todo o Brasil a tradição doceira que até então estava restrita ao interior dos casarões. Aproximadamente nesta mesma época, os imigrantes alemães, pomeranos e franceses que viviam em Pelotas passaram a cultivar frutas de clima temperado − principalmente o pêssego − na região colonial da cidade. Esta, e demais frutas, começaram a ser comercializadas ao natural e também na forma de doces, geléias, conservas e pastas.
É com base neste título da cidade que o Sr. Francisco Oliveira adquiriu em 2004 o Quindim. Após um ano de reformas o Chevrolet já estava nas ruas realizando os passeios turísticos pelo centro histórico de Pelotas. Segundo ele, a intenção era transformar o veículo em algo que tivesse a identidade da cidade e aliado a sua cor preferida, o amarelo. De posse disso, bastou apenas realizar a pintura e batizar o Chevrolet de Expresso Quindim, que por onde passa chama a atenção de todos, possibilitando uma verdadeira viagem no tempo. O veiculo por ser destinado ao turismo recebeu algumas modificações em seu interior, um sistema de áudio foi instalado para que as informações dos prédios e casarões pudesse ser passada com mais clareza, novos bancos e piso foram colocados visando um melhor acomodamento do turista. Ao ser questionado sobre qual a importância do Quindim em sua vida e de qual tipo de passeio gosta de realizar, seu Chico respondeu que ele é o seu brinquedo e o que lhe deixa feliz é poder levar a criançada para uma viagem na história do município. Acompanhados pela guia Ana Paula, as crianças conhecem um pouco mais da história de Pelotas e podem interagir com a arquitetura dos prédios, contribuindo assim para o desenvolvimento das futuras gerações. Gostaríamos de deixar expresso o nosso agradecimento ao Seu Chico pela excelente recepção e pelo belo passeio realizado em Pelotas, quem quiser contratar o veículo, basta entrar em contato pelos números (53) 99811624 e 30277070, falar diretamente com seu Chico e agendar seu city tour.
Obs.: As informações referentes à história de Pelotas foram extraídas do site Rota do Charme
www.rotadocharme.com.br/historico

2 comentários:

  1. Este é verdadeiramente um resgate histórico, parabéns Chico!

    ResponderExcluir
  2. Concerteza Cassiano, o contraste dele com os prédios históricos é incrível, em meio ao ano de 2011 fazemos uma verdadeira viagem no tempo. Abraço!

    ResponderExcluir