Informe:

sábado, 15 de setembro de 2012

CHEGAM A RIO GRANDE OS PRIMEIROS ÔNIBUS COM A TECNOLOGIA EURO V (Veículos serão utilizados na modalidade de fretamento para o Polo Naval e transporte seletivo):


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Rodrigo de Aguiar e Alexandre Machado.

Já estão em Rio Grande os primeiros ônibus equipados com a nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes, os coletivos foram adquiridos pela Viação Noiva do Mar e farão o transporte dos funcionários que trabalham no Polo Naval e também dos usuários da linha Seletivo até o Balneário Cassino. Os veículos foram fabricados pela encarroçadora gaúcha Comil e encarroçados sobre os chassis 17-230 OD e 15-190 OD da Volkswagen. Nossa equipe acompanhou na tarde de sexta, dia 14, a chegada dos primeiros veículos na garagem da empresa desde a concessionária, na cidade de Pelotas, registrando os principais momentos do trajeto.
Dando continuidade a padronização de sua frota rodoviária, a Noiva do Mar mais uma vez optou pela compra do modelo Versatile, que segundo a encarroçadora é o ideal para a realização de viagens de curtas distâncias e operações de fretamento, aliando design moderno, beleza e sofisticação. Neste lote, foram adquiridos 15 coletivos, sendo 13 para o transporte de funcionários das empresas do Polo Naval e 2 para a linha Seletivo que atende o Balneário Cassino. Dos 15 novos ônibus, 13 deles possuem a pintura na cor azul, desenvolvida pelo setor de marketing do grupo Benfica para homenagear a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Os outros dois, na cor vermelha, juntam-se aos 37 coletivos existentes na frota com esta configuração. Letreiro digital, ar condicionado e poltronas soft completam a estrutura dos veículos.  
                                                 
                                                      TECNOLOGIA EURO V:

A Tecnologia Euro V, também conhecida como PROCONVE P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), tem como principais metas diminuir em cerca de 60% as emissões de Óxido de Nitrogênio e em até 80% as emissões de partículas promovidas pelos atuais modelos dotados da Tecnologia Euro III. O nome Euro V surgiu de uma alusão à legislação europeia que cumpre este papel regulamentador. A principal mudança trazida pelo Euro 5 é a utilização do ARLA 32, popularmente conhecido como Ureia, que tem como objetivo quebrar o Óxido de Nitrogênio quando este ultrapassar o limite estabelecido pela tecnologia. Essa reação promovida pela quebra do Óxido de Nitrogênio produz ao final vapor de água e Nitrogênio que serão liberados ao meio ambiente através do cano de descarga dos ônibus. No entanto, os motores MAN D-08, para ônibus fabricados no país, são dotados da tecnologia EGR, que não utiliza ARLA. Sua principal diferença está no reaproveitamento dos gases de descarga que retornam ao cilindro, otimizando assim a combustão e resultando na redução de material particulado. A quantidade de gases recirculados, para atender as normas de emissões PROCONVE P7, pode chegar a 30%, reduzindo assim a formação de Óxidos de Nitrogênio. Confira no vídeo abaixo, produzido pela própria Volkswagen, mais informações sobre esta tecnologia.

                                                               
                                                            CHASSI:

15-190 OD – Considerado pela marca como o ideal para o serviço de fretamento de curtas e médias distâncias, o 15-190 é indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento e peso bruto total de 15 toneladas. Equipado com um motor de quatro cilindros e potência máxima de 186 cavalos, o modelo já conta com a nova tecnologia Euro V e conta com sistema de tratamento de gases EGR;

17-230 OD – Desenvolvido para suportar severas operações do transporte urbano, o modelo conta com robustez e a confiabilidade dos produtos da marca. Equipado com a mesma quantidade de cilindros, o modelo difere-se do 15-190 por conta de sua potência, apresentando 228 cavalos a 2400 rpm. Possui também a tecnologia Euro V e conta com sistema EGR de tratamento de gases.

Segundo a administração de empresa, estes novos veículos entrarão em circulação em no máximo em dez dias, apenas questões pertinentes ao processo de emplacamento estão mantendo os veículos fora de operação na garagem.

 








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