Informe:

domingo, 30 de setembro de 2012

PASSARELA SOBRE RODAS (Ônibus do projeto Menina Fantástica realizou seleção em Rio Grande e Pelotas):


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Rodrigo de Aguiar e Felipe Alves.

Nos dias 28 e 29 de setembro as cidades de Pelotas e Rio Grande receberam o ônibus do quadro Menina Fantástica da Rede Globo, o projeto do programa dominical tem como objetivo encontrar a nova top model brasileira e para isso está percorrendo o país em cinco ônibus conhecendo histórias e realizando sonhos.
A primeira parada aconteceu na manhã e tarde de sexta em Pelotas, quando o coletivo esteve estacionado na Praça Coronel Pedro Osório, atraindo a atenção de quem passava pelo local. Na oportunidade diversas meninas formaram fila para buscarem a aprovação e a consequente classificação a próxima fase. Quem registrou imagens por lá foi nosso colaborador Felipe Alves.
Ontem a oportunidade foi dada as meninas Riograndinas, durante todo o dia o ônibus personalizado esteve no largo da Prefeitura recebendo as candidatas que na fila apresentavam um misto de nervosismo e esperança. Entre as participantes estava Thayná San Martins, a estudante do segundo ano do ensino médio já é veterana, está participando pela quarta vez de eventos ligados a moda, mesmo assim contou que com toda a experiência o frio na barriga ainda acontece. Quem esteve apoiando Thayná foram os pais e a irmã Thayane que contaram que ser modelo sempre foi o seu sonho e que este é o momento de incentivar e apoiar a menina que em 2004 foi selecionada entre 600 candidatas na Praia do Cassino para o projeto Passarela, vindo a sagrar-se vencedora em São Paulo. Sua mãe, Fabiane San Martins, disse que a família em virtude da expectativa nem dormiu a noite, mas estavam contentes, pois a felicidade da filha é o que mais importa.
No mesmo local, mas compartilhando de sentimento diferente estava Paola Chimieski, a adolescente de 14 anos não pode participar da seleção em virtude de sua idade. Segundo o regulamento do concurso, são aceitas candidatas maiores de 15 anos e de acordo sua mãe ela estará de aniversário no próximo dia 22/10. Esta é a primeira vez que Paola participa deste tipo de concurso, ela disse que este problema não fará com que desista de seu sonho e concluiu informando que em 2013 estará participando, pois para ela ser modelo será a realização de um sonho.
Em uma posição não menos confortável estão o produtor Daniel Carrilho e o olheiro Carlos Paiva, juntos eles possuem a difícil tarefa de selecionarem 15 meninas que seguirão para a semifinal estadual em Porto Alegre no dia 06/10. Segundo Carrilho, o quadro está à procura de uma menina diferente, que brilhe e que possa conquistar o público brasileiro quando estiver na casa durante o reality. Após a semifinal em Porto Alegre as três candidatas escolhidas se unirão a três de Santa Catarina, três do Paraná e mais uma que será selecionada por carta, logo após sobrarão duas que serão as participantes da casa e representantes da região. Das 15 vagas, até o momento apenas quatro foram preenchidas.

                                                         O ÔNIBUS:

Fomos conhecer o responsável por conduzir este projeto pelo país, o ônibus. O veículo utilizado pela equipe de seleção é um Marcopolo Paradiso 1550 LD, encarroçado sobre o chassi Volvo B-12R. Segundo informações coletadas na internet, em sites especializados, o coletivo pertenceu à empresa Transbrasil, nacionalmente conhecida. Internamente o ônibus foi totalmente transformado, uma longa passarela foi criada no corredor e sofás de ambos os lados são utilizados pelas candidatas para assistirem a um vídeo institucional que conta sobre o projeto e com depoimentos das garotas que venceram edições anteriores. Na parte da frente uma mesa personalizada foi fixada, de onde o olheiro Carlos Paiva observa as meninas que realizam um pequeno desfile. Fileiras de leds na cor laranja e um refletor completam e embelezam o espaço. A parte do fundo foi reservada para a equipe, lá estão instaladas duas camas, quatro poltronas reclináveis, geladeira, cafeteira, banheiro e um micro-ondas. Um micro Senior, encarroçado sobre o chassi 8-150 da Volkswagen, da empresa Sussantur transporta os demais funcionários e os produtos oferecidos pela Pantene, marca patrocinadora do projeto.   
Conversamos ainda com o motorista, Fábio Bita, responsável por dirigir o ônibus principal. Ele, que está atuando pela primeira vez neste tipo de projeto, nos contou que em cada cidade sempre algo diferente acontece e destacou o episódio de uma menina de Curitiba que faltou o serviço para participar das seletivas e acabou não sendo selecionada, causando comoção em toda a equipe. “Ela chorou por quase uma hora, tivemos de consolá-la, estava muito triste” concluiu. Ao ser questionado sobre qual palavra o define neste projeto Bita foi claro “transportador de sonhos”.
Mais informações sobre a passagem do ônibus em outros municípios podem ser encontradas no site do projeto que ainda visitará 66 cidades brasileiras. Gostaríamos de deixar o nosso agradecimento ao Daniel Carrilho e ao Carlos Paiva por terem possibilitado a realização das imagens internas do veículo.





Um comentário: