Informe:

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

LEILÃO PARA A RENOVAÇÃO DA FROTA:

Foto: Divulgação DATC.

O Departamento Autárquico de Transportes Coletivos promoverá na manhã desta sexta-feira, dia 7, o leilão dos veículos que não estavam sendo utilizados na frota que realiza a linha Rio Grande x Porto Alegre, o procedimento terá início às 10h e contará com um lote composto de seis coletivos.
Segundo informações obtidas, o valor adquirido na venda dos veículos será utilizado na renovação da frota da autarquia que hoje conta com 14 ônibus equipados com poltronas reclináveis, ar condicionado, internet sem fio e água mineral. Mais informações podem ser obtidas através deste link lessaleiloes.com.br

Imagem foi publicada no perfil
da autarquia no Facebook.

4 comentários:

  1. O DATC cumpre um importante papel no transporte rodoviário. Raras são as cidades do RS em que existe a opção de uma segunda empresa com linha para Porto Alegre. Imagine um cenário sem o DATC, com menos opções de horário. O prejuízo é todo do usuário passageiro. Mas a DATC não pode abrir mão de realizar viagens aos Domingos, como ocorre hoje, ficando sem o dia de melhor movimentação de passageiros da semana. Em relação ao leilão, surgem algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas. Por que leiloar o carro nº 2000 (busscar vista buss, modelo 1999), adquirido em 2010 do expresso embaixador, o qual poderia rodar até 2019?. Com relação aos carros 2004, 2005 e 2006 eles cumpriram a vida útil de 20 anos. Mas, por que leiloar os carros 2001,2002 e 2003 (busscar el buss 340, modelo 2000), adquiridos 0Km, que poderiam rodar até 2020? Por favor, corrijam eventuais erros. Parabéns pelo site. Abraço. Rubens Silvei.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rubens, agradecemos pelo comentário e pela visita!
    Conversamos com o pessoal do DATC e obtivemos as seguintes respostas:

    - O carro 2000 que você mencionou não é o adquirido em 2010 do Expresso Embaixador, mas sim um que já fazia parte da frota da Autarquia há mais de 10 anos, inclusive tinha a pintura antiga;
    - Os carros 2001, 2002 e 2003 serão levados a leilão por que já não atendem as necessidades do Departamento, não estão mais dentro dos padrões de qualidade que o DATC está oferecendo aos seus usuários, um bom exemplo está no espaçamento entre as poltronas, o próprio conforto dos bancos e a ausência de geladeira para a disponibilização de água mineral. Na verdade eles já estavam sendo utilizados apenas como carros reservas, pois a frota hoje conta com 15 veículos novos e capacitados;
    - Com relação aos carros 2004, 2005 e 2006, também são veículos que faziam parte da frota antiga de coletivos que, com a chegada dos dez veículos em julho de 2010, foram colocados de lado por também não servirem as necessidades.

    Esperamos ter ajudado a esclarecer sua dúvida, pedimos desculpas pela demora na resposta e desejamos um excelente final de ano à todos os seus amigos e familiares. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, Equipe. Vamos conversar: Perfeito o trabalho de vocês, que identificou o carro 2000, Comil Condottiere 3.60, ano 1991, placa ICT 7271, Mercedes Benz O371 RS. Como vocês sabem, o DAER limita em 20 anos a idade máxima de um ônibus intermunicipal no RS. A crítica que se faz é de que o carro estava canibalizado ( foto no site ônibus brasil), o que deve ter reduzido bastante o seu preço. Bem, quanto aos carros 2004, 2005 e 2006 eles cumpriram a vida útil de 20 anos, justifica-se o leilão.
    Quanto aos carros 2001, 2002 e 2003, que já tem ar condicionado de fábrica, poderiam ser perfeitamente modernizados e adequados às novas necessidades por valores módicos. Só para exemplificar, a carbuss (carbuss.com.br) fabrica poltronas para ônibus. Você pode modificar a configuração das poltronas. Geladeira é acessório, pode ser colocado. No site mercado livre, tem anúncios da ouro e prata vendendo onibus paradiso anos 94,95 e 96/97. Quer dizer, aproveita muito bem os ônibus. Por isso é uma potência do transporte de passageiros. Bom, desejo melhor sorte à nova administração do DATC.
    Para a equipe busologia papareira, desejo um feliz 2013, pleno de realizações pessoais e profissionais. Para começar, já estou aguardando a reportagem e fotos da festa de iemanjá 2013 da praia do cassino.
    Muita saúde
    Rubens





    O371RS

    ResponderExcluir
  4. Olá Rubens, mais uma vez é um prazer recebê-lo em nosso blog! Aproveito também para lhe agradecer os votos desejados no comentário.
    Com relação a postagem da Festa de Iemanjá podes ficar tranquilo, pois nesse ano estaremos lá novamente, só esperamos que tenham novidades de carrocerias e empresas.
    Muito importante as tuas colocações, o exemplo da Ouro e Prata é muito pertinente e poderia ser levado em conta. No entanto, o DATC realiza todos os seus atos com base em processos licitatórios, o que ao meu ver poderia se tornar muito mais caro do que leiloar os ônibus que citastes. Por ser um admirador das carrocerias Busscar fico um pouco chateado, mas a tecnologia e a modernidade pedem e devem receber passagem.
    O início do ano trouxe uma nova administração municipal e com ela um novo superintendente, o que renova em nós a torcida para que o que foi conquistado seja realmente mantido.
    Estamos com a intenção de realizar uma entrevista com o antigo e o atual superintendente, mostrando o que foi feito e o que será concretizado pelo Sr. Sandro Silva, mas como trabalho tenho meu tempo extremamente escasso.
    Esperamos ainda ter a mesma facilidade de acesso ao Departamento que tínhamos com a antiga administração, por isso queremos o mais rápido possível apresentar nossa atividade para que possamos noticiar as próximas novidades que vierem por ai.
    Mais uma vez te agradeço pela participação e por deixar o Busologia Papareia mais interativo, são os seus acessos e o dos demais visitantes que fazem nosso blog chegar onde chegou. Um abraço!

    ResponderExcluir