Informe:

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

EMPRESA SANTA MARIA ADOTA TECNOLOGIA EURO V E CHASSI VOLKSWAGEN:


Matéria: Rodrigo de Aguiar;

Fotos: Felipe Alves.

O transporte coletivo da cidade de Pelotas, assim como o de outros municípios, aos poucos está se adaptando a nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes, a norma reguladora de emissões passou a ser válida no território nacional a partir do dia 1º de janeiro deste ano causando uma maré de renovações de frota até dezembro do ano passado, quando os chassis ainda eram equipados com a Euro III.
No entanto, renovações de frota são necessárias para se manter um bom atendimento aos usuários e a empresa Santa Maria em 2012 adquiriu três novos veículos, sendo dois seminovos e um zero quilômetro, veículo este já adequado as normas do PROCONVE P7. Nosso colaborador Felipe Alves esteve na garagem da empresa, localizada no Bairro Areal, e fez as primeiras imagens do novo integrante da frota.
Mantendo a tradição de possuir em sua grande maioria veículos fabricado pela Comil, a Santa Maria é a terceira empresa de Pelotas a adquirir a nova geração do Svelto, o modelo da encarroçadora de Erechim sofreu recentemente reformulações em sua estrutura externa e interna, que garantiram uma nova cara e mais conforto aos passageiros, motoristas e cobradores.
Segundo informações da encarroçadora, o produto possui um novo conceito de design que harmoniza as linhas modernas e suaves à funcionalidade e desempenho, gerando bem-estar, qualidade, durabilidade e leveza. Internamente o modelo também sofreu pequenas alterações, podendo ser destacados o amplo espaço do salão de passageiros, a nova cabine e o novo posto do cobrador que foi dimensionado ergonomicamente visando conforto e comodidade para quem passa toda a jornada de trabalho naquele local. O novo salão de passageiros conta com tons mais claros e novos conceitos de acabamento, que deixam o espaço mais limpo e agradável ao usuário. Já a cabine ganhou uma nova harmonização com linhas sutis que facilitam o acesso do motorista e dos passageiros.
O novo ônibus, atendendo dispositivo de lei vigente, conta com elevador para transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais, aumentando para cinco o número de coletivos adaptados para este tipo de transporte na frota da empresa. Diferentemente dos demais veículos da frota municipal, o elevador foi instalado na porta traseira que também é utilizada pelos usuários no momento do desembarque.

CHASSI:

Esta pode ser considerada a maior novidade desta compra, pela primeira vez a Santa Maria utilizará um chassi fabricado pela Volkswagen no transporte urbano. Indicado para carrocerias de até 13,20 metros, o chassi suporta severas operações de transporte urbano, aliando robustez e confiabilidade.
O novo ônibus, a exemplo dos demais adquiridos recentemente pelas empresas pelotenses, conta com o sistema EGR, que dispensa o uso de ARLA, o que proporciona ao frotista economia e ao meio ambiente um veículo totalmente adequado a legislação vigente. A previsão é de que o coletivo entre em operação nos próximos dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário