Informe:

domingo, 11 de novembro de 2012

UNIVERSAL TURISMO ADQUIRE MAIS QUATRO ÔNIBUS ZERO QUILÔMETRO (Entre eles estão os dois primeiros chassi Volvo B-270F da região sul do estado):


Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar.

Veículos com chassi Volvo
 são os primeiros da
região sul.
O estado do Rio Grande do Sul começou por Rio Grande, o clube mais antigo do futebol brasileiro leva o mesmo nome, o Polo Naval instalou-se na cidade e agora o município no extremo sul do estado é o primeiro da região a receber o mais novo chassi dianteiro da Volvo, o B-270F, que marcou oficialmente a entrada da marca sueca no mercado de ônibus urbanos e rodoviários de curtas distâncias. A pioneira nessa questão é a empresa Universal Turismo, que adquiriu junto à concessionária Dipesul os dois primeiros equipamentos da região sul, tornando a cidade referência entre os demais municípios que ainda não possuem veículos da marca. Junto a eles foram adquiridos ainda mais dois Volkswagen 17-230, já equipados com a nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes. Segundo informações da concessionária Dipesul os dois B-270F ainda possuem a tecnologia Euro III.
Não podendo ser diferente, a carroceria escolhida foi o Versatile, o modelo fabricado pela encarroçadora gaúcha Comil é o mais utilizado pelos frotistas locais que realizam o serviço de transporte dos funcionários do Polo Naval, a quantidade deste produto na frota local chega a sessenta, não contando com os quatro veículos novos adquiridos pela Universal.
Segundo a Comil, o Versatile é o produto ideal para a realização de viagens de curtas distâncias e operações de fretamento, aliando design moderno, beleza e sofisticação. Os novos ônibus contam com a nova logomarca da empresa que foi oficialmente lançada com a chegada dos primeiros Versatile em maio de 2011 e que está sendo adaptada nos demais carros da frota. Letreiro digital, ar condicionado, banheiro, geladeira e poltronas soft completam a estrutura dos veículos que, segundo o proprietário da empresa, passarão a serem itens indispensáveis nas próximas compras.
Ônibus com chassi Volkswagen
já possuem a tecnologia
Euro V.
Os coletivos com chassi Volkswagen seguem os mesmos padrões de configuração interna. Diferentemente dos dois veículos da marca Volvo estes possuem a nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes, que tem como principal objetivo reduzir a quantidade de partículas de enxofre expelidas no cano de descarga dos caminhões e ônibus pelo país. A principal novidade da nova tecnologia está na utilização do ARLA 32, no entanto os motores MAN-D08, para ônibus e caminhões fabricados no país, são dotados com o sistema EGR, que não utiliza o reagente em questão. Sua principal diferença está no reaproveitamento dos gases de descarga que retornam ao cilindro, otimizando assim a combustão e resultando na redução de material particulado. A quantidade de gases recirculados, para atender a norma PROCONVE P7, pode chegar a 30%, reduzindo assim a formação de Óxidos de Nitrogênio. Maiores informações sobre este sistema podem ser obtidas através do vídeo abaixo produzido pela própria Volkswagen.


Três ônibus já entraram em operação, a empresa aguarda ainda a chegada do quarto coletivo que deve acontecer nos próximos dias. Ainda segundo eles, esses veículos serão utilizados também na linha que transporta os funcionários do Polo Naval residentes em Pelotas, cidade distante 60 km de Rio Grande. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário