Informe:

quarta-feira, 2 de maio de 2012

UMA VIDA PARA O TRANSPORTE (HÁ 40 ANOS A VIAÇÃO NOIVA DO MAR TRANSPORTA OS RIOGRANDINOS RUMO AO DESENVOLVIMENTO):

Matéria: Rodrigo de Aguiar;


Fotos: Divulgação empresa e Rodrigo de Aguiar.
É com o slogan "Há 40 anos vidas passam por aqui" que a Viação Noiva do Mar inicia as comemorações dos seus 40 anos, que serão festejados hoje dia 2 de maio. A empresa de origem Riograndina, mas adquirida pelo grupo Benfica na década de 80, é pioneira em diversos pontos relativos ao sistema de transporte coletivo da cidade do Rio Grande, trazendo o que há de mais moderno em benefício do usuário. O início dessa história, que já ultrapassa quatro décadas, tem seu começo no dia 2 de maio de 1972, trajetória esta percorrida com muita luta, trabalho e vontade de vencer. O grupo Benfica, que já trabalhava com empresas de transportes desde 1955, no estado de São Paulo, chegou por volta de 1978 em Rio Grande. Em um primeiro momento, o grupo contituído pelos irmãos Fretas, Manuel, Felipe e Arnaldo, junto ao primo Antônio Cortez, prestavam serviços de fretamento para as empresas que executavam a construção do terminal de trigo e soja no Super Porto. Assim, foi com o passar dos anos que o experiente grupo adquiriu a Viação Noiva do Mar, no mês de março de 1980, e que então começou a fazer parte da história de Rio Grande. Desde então, a empresa está integrada com seus colaboradores e com a comunidade Riograndina. A vontade de crescer e de se tornar referência no setor de transporte coletivo fez da Viação Noiva do Mar uma empresa pioneira no ramo em que atua. Em novembro de 1997 a empresa implantou o transporte Seletivo, ligando o Centro da cidade ao Balneário Cassino, com veículos dotados de motor ecológico, uma novidade para a época, servindo de modelo para as demais cidades do estado. Com a visão de modernizar o transporte na cidade, a Noiva do Mar foi também uma das primeiras empresas no estado a implantar o sistema de bilhetagem eletrônica. Esse sistema consiste em transferir os passes em papel para um cartão pessoal, cujo crédito eletrônico é armazenado, em reais, no cartão Smart Card, com chip interno. Assim, proporciona uma ferramenta de gestão, fazendo integração entre as linhas, monitoramento dos ônibus e o número de passageiros transportados. A bilhetagem oferece então um sistema de última tecnologia.
AÇÕES SOCIAIS:
Além destas inovações, a Viação Noiva do Mar realiza projetos sociais ao longo de todo ano, mas o que mais chama a atenção é o Ônibus do Papai Noel, onde um dos veículos da frota, durante o mês de dezembro, é totalmente decorado com motivos natalinos e o Papai Noel é o motorista desta linha rumo a felicidade. O coletivo atende a instituições de caridade, escolas e creches locais. Além do ônibus são realizados ainda os seguintes programas:
-Jovem aprendiz: Desenvolvido em parceria com o SEST/SENAT, o programa Jovem Aprendiz tem uma proposta de ensino que se compromete com a formação de um ser humano crítico e atuante, e têm por objetivo capacitar jovem aprendizes para que atuem na função de cobradores nos ônibus de forma eficiente. O curso tem duração de 11 meses e é destinado a todos os jovens entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o ensino fundamental ou médio.
-Trânsito para crianças: A necessidade de preparar as futuras gerações para o convívio no trânsito e com isso auxiliar na formação de condutores conscientes fez com que a Noiva do Mar em parceria com o Comando Rodoviário da Brigada Militar criassem o projeto "Trânsito para crianças". A ação tem como local de realização a garagem da empresa e as atividades vão desde palestras, apresentação de vídeos educativos e uma escolinha de trânsito, que simula o tráfego nos dias de hoje, com direito a sinaleiras, carrinhos e bicicletas. Os participantes são crianças de 5 a 10 anos que recebem folhetos educativos e uma mini-multa, que tem por finalidade alertar estas crianças quanto à fiscalização, tornando-os verdadeiros "guardas" de seus pais no trânsito. Quem ficou interessado e quer conhecer mais basta entrar em contato pelo telefone 3293-4500 o projeto é realizado anualmente no período de abril a novembro atendendo crianças de escolas, creches e orfanatos.
A EMPRESA:
Colaboradores: A Viação Noiva do Mar possui mais de 670 colaboradores divididos em diversos setores da empresa. São profissionais treinados e dedicados que fazem parte da equipe de trabalho, cujo sucesso envolve planejamento, responsabilidade e dedicação. Dessa forma, a empresa possui o departamento de Administração, que ordena o funcionamento da organização. O setor de Manutenção, que tem por objetivo a conservação da empresa e de todos os ônibus. E o departamento de Tráfego, que é responsável pela organização e pelo controle dos coletivos em suas rotas. É nesse último departamento que o motorista, o cobrador, o largador e o fiscal, juntamente com o gerente de tráfego, reúnem e planejam a melhor forma de trabalho e assim, disponibilizam o melhor serviço para os seus usuários. Os profissionais da empresa passam por treinamentos constantes, exames periódicos de saúde e psicológicos, na intenção de aperfeiçoar suas capacidades e rever algo que não esteja adequado e que possa causar algum problema no futuro.
Frota: A Viação Noiva do Mar possui hoje uma frota com mais de 250 ônibus preparados para atender as mais diversas necessidades da comunidade. Com veículos de idade média de 3 anos a empresa conta com 73 ônibus adaptados para o transporte de cadeirantes e demais deficientes, o que corresponde a 30% do total, atendendo assim aos requisitos da norma 14022 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na questão de acessibilidade. No ano de 2011 a empresa adquiriu mais 60 veículos zero quilômetro para o transporte urbano e mais uma vez tornou-se referência por implantar veículos com câmbio automatizado, abolindo com isso os tradicionais solavancos proporcionados pela troca de marchas, beneficando também os motoristas que não mais necessitam fazer os constantes toques na embreagem durante o trajeto dos coletivos. Já o setor de fretamento e turismo foi contemplado no ano passado com mais 35 ônibus novos, com a consolidação do Polo Naval a demanda por este tipo de serviço cresceu consideravelmente e os conhecidos por "vermelhões" mudaram o cenário da cidade.
Nossa equipe consultou os principais representantes das carrocerias utilizadas pela empresa que deixaram as seguintes mensagens:
"A Viação Noiva do Mar Ltda. tem nos prestigiado com compras de nossos produtos urbanos e rodoviários desde a sua fundação. Sendo um cliente muito valorizado por nós, pelo fato de desenvolver um transporte de qualidade na cidade do Rio Grande, sempre com volumes significativos, e assim demandando um elevado grau de qualidade nos produtos que fornecemos. Além da relação comercial natural do processo, identificamos valores tanto em seus gestores bem como nos colaboradores, que juntos estão de parabéns pela marca de 40 anos transportando pessoas com qualidade, segurança e eficácia." Relatou o representante da Marcopolo na região, Cristiano Hilgert, da empresa Marcopeças Comércio Representações Ltda.
"Esta relação é antiga e um motivo de honra para a nossa empresa, pois a Noiva do Mar, além de ser a maior empresa de ônibus do sul do estado, é reconhecida pela seriedade e competência que é gerida. Chegar aos 40 anos com a solidez e qualidade que ela chegou é para poucos e isto se deveu muito ao comando do Joel e a continuidade que está sendo dada pelos seus filhos Eduardo e Rafael." Contou o representante da Comil na região sul, Sérigo Braga, da empresa Braga Representações Automotivas Ltda.
Centro de Controle Operacional (CCO): Já dentro do Consórcio Rio Grande formado juntamente com a empresa Cotista, a Viação Noiva do Mar implantou o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pelo monitoramento dos coletivos que estão nas ruas realizando o serviço de transporte. O sistema consiste na instalação de aparelhos de GPS nos veículos, possibilitando que os operadores do Centro tenham acesso as mais diversas informações, como local exato do ônibus, prefixo, velocidade, atrasos etc. Outra novidade, dentro do controle via satélite, está na possibilidade dos motoristas onde estiverem enviarem mensagens para a central, informando qualquer tipo de problema que por ventura venham a acontecer. Para promover a comunicação em tempo real, as mensagens são enviadas através da digitação de algarismos no teclado do terminal de dados, dessa forma cada número corresponde a um tipo de informação, promovendo assim um controle maior dos acontecimentos e possibilitando uma resposta rápida na resolução dos problemas. Ainda dentro desta inovação, painéis de LCD foram instalados na Praça Tamandaré para que os usuários possam saber, também em tempo real, todas as informações de partidas e chegadas afim de que possam programarem-se nos horários oferecidos.
ISO 9001/2008: O dia 5 de agosto de 2009 concerteza é a data mais lembrada da história recente da Viação Noiva do Mar, foi neste dia que a empresa recebeu a certificação da ISO 9011/2008. A expressão designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para organizações gerais. Já a sigla ISO, refere-se a uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, que hoje está presente em cerca de 160 países. Tem como função promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
COMO SE MANTÉM? Para a manutenção da Certificação, são realizadas auditorias anuais pela certificadora. As auditorias servem para garantir e assegurar a gestão da qualidade em todos os processos e do serviço prestado. A Certificação tem como objetivo obter a satisfação dos clientes através da melhoria contínua das atividades realizadas. Segundo o Gerente Geral, Eduardo Freitas, a Noiva do Mar foi uma das primeiras empresas de transporte coletivo do País a receber a última versão da certificação. Desta forma, a intenção da empresa é melhorar cada vez mais os serviços prestados a comunidade Riograndina e este ganho estimula ainda mais a empresa na busca pela referência em transporte na região.
Para o início das comemorações a Viação Noiva do Mar esteve presente na 14ª Festa do Mar com um estande na chamada Expodesenvolvimento, setor desenvolvido com a proposta de oferecer uma visão dos investimentos através de espaços dedicados as grandes instituições da cidade do Rio Grande. Na oportunidade foram apresentados o funcionamento dos sistemas de bilhetagem eletrônica e o CCO, além da confecção dos cartões usados pelos usuários para a realização da integração. A história da empresa foi contada através de painéis temáticos que apresentavam todos os momentos vividos ao lado da comunidade Riograndina. Para o transporte da corte pelos pavilhões e ao longo da festa, três "carrinhos de golfe" foram disponibilizados e caracterizados com os motivos que lembram as comemorações de aniversário. No momento somente a participação na Festa do Mar integra a programação de comemoração, mas novos eventos podem ser realizados no decorrer do ano e você leitor do blog Busologia Papareia estará por dentro de todos os detalhes das celebrações.
Obs.: Para a realização desta reportagem foram utilizadas imagens e informações extraídas do site da empresa; Agradecimento especial aos senhores Cristiano Hilgert e Sérigo Braga, representantes, respectivamente, das encarroçadoras Marcopolo e Comil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário