Oficialmente a
Caravana Volvo despediu-se de Pelotas na última terça-feira, mas o blog
Busologia Papareia ainda está no clima e trás a última reportagem da série
especial criada para ilustrar a passagem deste importante evento pela região.
Para encerrarmos de forma satisfatória, estaremos apresentando cada um dos
ônibus da Caravana Sul tendo por base as informações obtidas nos sites de suas
encarroçadoras e também no espaço virtual da montadora dos chassis. Formada por
seis coletivos, a equipe veio a Dipesul com dois veículos urbanos e quatro
rodoviários que, independentemente da aplicabilidade apresentavam tecnologias
de ponta.
Começaremos a
nossa análise a partir da linha rodoviária que compõe a frota da CV Sul que
conta com um Marcopolo Paradiso 1800 DD G7 (Volvo B420R), Mascarello ROMA 370
(Volvo B380R), Irizar Century (Volvo B290R) e o mais recente lançamento o Comil
Campione DD (Volvo B450R).
-Paradiso 1800 DD G7: O modelo
destaca-se no segmento rodoviário de médias e longas distâncias por sua
modernidade e tecnologia além de ser considerado o mais leve da categoria. Sua
área externa, abaixo das janelas, é composta por chapas de alumínio liso,
adequados para revestimento de estruturas tubulares. Os para-choques dianteiros
e traseiros são confeccionados em plástico reforçados com fibra de vidro
(PRFV), assim como a frente, traseira, teto, o entre janelas e o contorno dos
vãos de rodas. Internamente, o Paradiso 1800 DD pode receber vários tipos de
revestimentos, sendo todos adequados às rígidas normas internacionais de
flamabilidade. Com relação às poltronas, segundo a Marcopolo, todas atendem as
normas nacionais e internacionais de segurança e conforto, podendo ser
escolhidas na configuração leito super soft, leito-cama, semileito, semileito
máster ou executiva com quatro posições de reclinação. No caso do veículo da
Caravana Volvo, o andar inferior conta com poltronas tipo leito cama e no andar
superior com poltronas semileito. A iluminação interna conta com lâmpadas em
leds e opcionalmente pode ser equipado com iluminação nos porta-pacotes,
corredor, escada e luzes de leitura individuais. No andar inferior, as
luminárias estão situadas junto às janelas laterais. Externamente um conjunto
óptico inovador reforça a identidade da marca, indicadores de direção em leds
completam a carroceria.
-Chassi B420R: É considerado o
ônibus rodoviário mais seguro e moderno do mercado brasileiro, sendo indicado
para aplicações de longas distâncias. Possui como principais características a
disponibilidade nas versões 6x2 e 8x2 com potências de 380 e 420 cv. Suspensão
eletrônica e caixa de câmbio I-Shift garantem trocas de marchas precisas e
suaves. O sistema de freios EBS-5 incorpora uma série de dispositivos, ABS (que
evita o travamento das rodas na frenagem) e ASR (igual à força de tração nas
rodas). Retarder e ESP ajudam a prevenir acidentes por excesso de velocidade em
curvas, porém são itens opcionais.
-ROMA 370: Considerado como uma
opção para viagens de longas distâncias, o ROMA 370 é o mais recente modelo
lançado pela Mascarello e é apontado pela marca como a estreia de um novo
segmento. Segundo a encarroçadora, o veículo chega ao mercado mostrando a
inovação e o crescimento da encarroçadora paranaense.
-Chassi B380R: É o mais avançado
ônibus rodoviário e de fretamento do mercado e foi desenvolvido para atender os
mais exigentes padrões de transporte de passageiros. Caracteriza-se por possuir
um motor traseiro de 9 litros e configuração 4x2. Assim como o B420R, o 380 possui
suspensão eletrônica e câmbio I-Shift que garante uma troca de marcha precisa e
suave. Possui ainda a tecnologia BEA2 (Bus Eletrical Architeture), que faz com
que todos os módulos de comando do veículo sejam interligados entre si e
transmitam o código de falha até o condutor no painel. O sistema de freios
segue o mesmo padrão do B420R. O Retarder continua sendo um opcional.
-Irizar Century: Desenvolvido
para as aplicações de turismo, fretamento e linhas rodoviárias o Century possui
uma carroceria de alta resistência, composta de tubos de aço carbono protegidos
internamente com anticorrosivos, sendo unido por meio de solda. As janelas são
panorâmicas, o para-brisa é envolvente e constituído por um ou dois vidros que
opcionalmente podem vir na cor verde. Internamente, o Century segue o mais
elevado padrão de qualidade e segundo a montadora o objetivo é fornecer aos
clientes o maior nível de satisfação tanto em conforto como em segurança. As
poltronas, assim como toda a estrutura, seguem um padrão de qualidade e visam
atender as normas europeias vigentes possuindo design moderno e desenhos
exclusivos para o modelo.
-Chassi B290R: Segundo a Volvo,
é indicado para aplicações rodoviárias reconhecido por sua versatilidade,
economia, segurança e baixo consumo de combustível. Assim como os demais
produtos listados, a única diferença técnica deste chassi é o motor traseiro de
7 litros com configuração 4x2.
-Comil Campione DD: Recentemente
lançado, o modelo alia segurança, luxo, tecnologia e conforto, tornando-se a
melhor relação custo-benefício do mercado. Conforme a montadora, o Campione DD
é sinônimo de design inteligente, lapidado através de traços curvilíneos e
harmoniosos, reforçando assim a identidade da marca. A iluminação do salão de
passageiros é feita por luminárias de leds, incorporadas ao design do
porta-pacotes, com destaque para as chamadas luzes de cortesia, que são leds
azuis ao longo do veículo que proporcionam tranquilidade e sofisticação. O
conjunto óptico é o mesmo da linha Campione 2011, com faróis independentes e
indicadores de direção em leds, já no para-choques está localizado os faróis de
neblina com acabamento cromado como item de série. É impossível não destacar a
poltrona giratória para o motorista auxiliar, no veículo utilizado pela Volvo é
possível encontrar este equipamento que proporciona um giro de 300º para ambos
os lados, com reclinação total. Possui cinto de segurança de três pontas,
garantindo assim mais segurança.
-Chassi B450R: O chassi, assim
como o B420R é o mais seguro e moderno do mercado brasileiro, sendo indicado
para aplicações de longa distância. Está disponível nas configurações 6x2 e 8x2
contando com o sistema de freios EBS-5, suspensão eletrônica e caixa de câmbio
I-Shift.
Após analisarmos
os quatro ônibus rodoviários da Caravana Volvo, partimos para a etapa final de
nossa última postagem especial, a partir de agora conheceremos os modelos Mega
BRS e Gran Via Midi.
-Mega BRS: Desenvolvido após o
grande sucesso proporcionado pelo lançamento do Mega BRT, a gaúcha Neobus
colocou no mercado o seu modelo de piso baixo, que possibilita acessibilidade
plena, atendendo assim a todo público usuário do transporte coletivo. Segundo a
montadora, o Mega BRS garante embarque facilitado, por ficar na altura do meio
fio, e uma viagem rápida e tranquila. Ainda segundo ela, este é um produto que
veio para marcar presença em todas as cidades brasileiras, sendo indicado para
operações em corredores, aeroportos e linhas alimentadoras.
-Chassi B290R: De acordo com a
Volvo, o chassi, para aplicabilidade urbana é reconhecido por sua
versatilidade, economia, disponibilidade, segurança e baixo consumo de
combustível. Possui versões em piso baixo e normal, oferecendo uma excelente
flexibilidade de encarroçamento. Assim como os outros produtos, possui todas as
características acima apresentadas.
-Mascarello Gran Via Midi: A
Mascarello recentemente alterou o layout de seu site e ainda não foram
apresentadas declarações sobre o modelo, porém estão disponibilizadas
informações sobre o Gran Via, integrante da família da linha urbana da
encarroçadora. Segundo ela, o Gran Via é a solução ideal para o transporte
coletivo urbano, desenvolvido com design inovador e alta tecnologia. O Gran Via
oferece ainda um conceito estrutural inovador que garante economia a rotina operacional
do frotista.
-Chassi B270F: Este é a novidade
da montadora sueca, pela primeira vez a Volvo lança no mercado um chassi
apropriado para a aplicação urbana, no entanto serve muito bem para os serviços
de fretamento e turismo de médias distâncias. Destaca-se por ser 400 kg mais
leve que a concorrência e dentro da tecnologia Euro V é um dos únicos a conter
um motor com seis cilindros. O B270F apresenta câmbio com sistema de
transmissão por cabo e posição ergonômica da alavanca, possui suspensão metálica
com molas parabólicas que não necessitam de manutenção, tem maior comprimento
entre centros, o que possibilita manter o veículo nivelado mesmo com carga.
Após conhecermos
os veículos, não podemos deixar de falar daqueles que os conduzem nas estradas e
possibilitam que esse evento encante a todos pelo país a fora, por isso
conversamos com um dos motoristas para saber como é a vida de um profissional
da Caravana Volvo. A entrevista realizada com o senhor Célio de Souza,
motorista do Mega BRS, você confere logo abaixo:
BP – Seu Célio, como é ser motorista da
Caravana Volvo?
Célio de Souza: “Ser um motorista da Caravana Volvo é preciso ser um profissional
capacitado, deve ter concluído alguns cursos realizados no SEST/SENAT e os
oferecidos pela empresa. É importante também ter conhecimento das rodovias. Por
ter concluído os cursos e conhecer as estradas brasileiras fui um dos
escolhidos”.
BP – Que experiência de vida o senhor vai
levar ao final do projeto?
Célio de Souza: “Vou levar como experiência o conhecimento de todas as concessionárias
Volvo e a vivência de uma modalidade nova para mim, nunca tinha atuado como
motorista de caravana”.
BP – Dentre essas cidades que o senhor
visitou, qual a mais interessante e o que mais lhe chamou a atenção?
Célio
de Souza: “Muitas das cidades
visitadas pela Caravana Volvo eu já conhecia, mas gostei bastante de Caxias e
Pelotas”.
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