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sábado, 18 de agosto de 2012

Especial Caravana Volvo: AS MÁQUINAS QUE UNIRAM O BRASIL (Blog Busologia Papareia trás as principais informações dos ônibus da CV Sul com base no site de suas encarroçadoras):


Oficialmente a Caravana Volvo despediu-se de Pelotas na última terça-feira, mas o blog Busologia Papareia ainda está no clima e trás a última reportagem da série especial criada para ilustrar a passagem deste importante evento pela região. Para encerrarmos de forma satisfatória, estaremos apresentando cada um dos ônibus da Caravana Sul tendo por base as informações obtidas nos sites de suas encarroçadoras e também no espaço virtual da montadora dos chassis. Formada por seis coletivos, a equipe veio a Dipesul com dois veículos urbanos e quatro rodoviários que, independentemente da aplicabilidade apresentavam tecnologias de ponta.
Começaremos a nossa análise a partir da linha rodoviária que compõe a frota da CV Sul que conta com um Marcopolo Paradiso 1800 DD G7 (Volvo B420R), Mascarello ROMA 370 (Volvo B380R), Irizar Century (Volvo B290R) e o mais recente lançamento o Comil Campione DD (Volvo B450R).

-Paradiso 1800 DD G7: O modelo destaca-se no segmento rodoviário de médias e longas distâncias por sua modernidade e tecnologia além de ser considerado o mais leve da categoria. Sua área externa, abaixo das janelas, é composta por chapas de alumínio liso, adequados para revestimento de estruturas tubulares. Os para-choques dianteiros e traseiros são confeccionados em plástico reforçados com fibra de vidro (PRFV), assim como a frente, traseira, teto, o entre janelas e o contorno dos vãos de rodas. Internamente, o Paradiso 1800 DD pode receber vários tipos de revestimentos, sendo todos adequados às rígidas normas internacionais de flamabilidade. Com relação às poltronas, segundo a Marcopolo, todas atendem as normas nacionais e internacionais de segurança e conforto, podendo ser escolhidas na configuração leito super soft, leito-cama, semileito, semileito máster ou executiva com quatro posições de reclinação. No caso do veículo da Caravana Volvo, o andar inferior conta com poltronas tipo leito cama e no andar superior com poltronas semileito. A iluminação interna conta com lâmpadas em leds e opcionalmente pode ser equipado com iluminação nos porta-pacotes, corredor, escada e luzes de leitura individuais. No andar inferior, as luminárias estão situadas junto às janelas laterais. Externamente um conjunto óptico inovador reforça a identidade da marca, indicadores de direção em leds completam a carroceria.
-Chassi B420R: É considerado o ônibus rodoviário mais seguro e moderno do mercado brasileiro, sendo indicado para aplicações de longas distâncias. Possui como principais características a disponibilidade nas versões 6x2 e 8x2 com potências de 380 e 420 cv. Suspensão eletrônica e caixa de câmbio I-Shift garantem trocas de marchas precisas e suaves. O sistema de freios EBS-5 incorpora uma série de dispositivos, ABS (que evita o travamento das rodas na frenagem) e ASR (igual à força de tração nas rodas). Retarder e ESP ajudam a prevenir acidentes por excesso de velocidade em curvas, porém são itens opcionais.
-ROMA 370: Considerado como uma opção para viagens de longas distâncias, o ROMA 370 é o mais recente modelo lançado pela Mascarello e é apontado pela marca como a estreia de um novo segmento. Segundo a encarroçadora, o veículo chega ao mercado mostrando a inovação e o crescimento da encarroçadora paranaense.
-Chassi B380R: É o mais avançado ônibus rodoviário e de fretamento do mercado e foi desenvolvido para atender os mais exigentes padrões de transporte de passageiros. Caracteriza-se por possuir um motor traseiro de 9 litros e configuração 4x2. Assim como o B420R, o 380 possui suspensão eletrônica e câmbio I-Shift que garante uma troca de marcha precisa e suave. Possui ainda a tecnologia BEA2 (Bus Eletrical Architeture), que faz com que todos os módulos de comando do veículo sejam interligados entre si e transmitam o código de falha até o condutor no painel. O sistema de freios segue o mesmo padrão do B420R. O Retarder continua sendo um opcional.
-Irizar Century: Desenvolvido para as aplicações de turismo, fretamento e linhas rodoviárias o Century possui uma carroceria de alta resistência, composta de tubos de aço carbono protegidos internamente com anticorrosivos, sendo unido por meio de solda. As janelas são panorâmicas, o para-brisa é envolvente e constituído por um ou dois vidros que opcionalmente podem vir na cor verde. Internamente, o Century segue o mais elevado padrão de qualidade e segundo a montadora o objetivo é fornecer aos clientes o maior nível de satisfação tanto em conforto como em segurança. As poltronas, assim como toda a estrutura, seguem um padrão de qualidade e visam atender as normas europeias vigentes possuindo design moderno e desenhos exclusivos para o modelo. 
-Chassi B290R: Segundo a Volvo, é indicado para aplicações rodoviárias reconhecido por sua versatilidade, economia, segurança e baixo consumo de combustível. Assim como os demais produtos listados, a única diferença técnica deste chassi é o motor traseiro de 7 litros com configuração 4x2.
-Comil Campione DD: Recentemente lançado, o modelo alia segurança, luxo, tecnologia e conforto, tornando-se a melhor relação custo-benefício do mercado. Conforme a montadora, o Campione DD é sinônimo de design inteligente, lapidado através de traços curvilíneos e harmoniosos, reforçando assim a identidade da marca. A iluminação do salão de passageiros é feita por luminárias de leds, incorporadas ao design do porta-pacotes, com destaque para as chamadas luzes de cortesia, que são leds azuis ao longo do veículo que proporcionam tranquilidade e sofisticação. O conjunto óptico é o mesmo da linha Campione 2011, com faróis independentes e indicadores de direção em leds, já no para-choques está localizado os faróis de neblina com acabamento cromado como item de série. É impossível não destacar a poltrona giratória para o motorista auxiliar, no veículo utilizado pela Volvo é possível encontrar este equipamento que proporciona um giro de 300º para ambos os lados, com reclinação total. Possui cinto de segurança de três pontas, garantindo assim mais segurança.
-Chassi B450R: O chassi, assim como o B420R é o mais seguro e moderno do mercado brasileiro, sendo indicado para aplicações de longa distância. Está disponível nas configurações 6x2 e 8x2 contando com o sistema de freios EBS-5, suspensão eletrônica e caixa de câmbio I-Shift.

Após analisarmos os quatro ônibus rodoviários da Caravana Volvo, partimos para a etapa final de nossa última postagem especial, a partir de agora conheceremos os modelos Mega BRS e Gran Via Midi.

-Mega BRS: Desenvolvido após o grande sucesso proporcionado pelo lançamento do Mega BRT, a gaúcha Neobus colocou no mercado o seu modelo de piso baixo, que possibilita acessibilidade plena, atendendo assim a todo público usuário do transporte coletivo. Segundo a montadora, o Mega BRS garante embarque facilitado, por ficar na altura do meio fio, e uma viagem rápida e tranquila. Ainda segundo ela, este é um produto que veio para marcar presença em todas as cidades brasileiras, sendo indicado para operações em corredores, aeroportos e linhas alimentadoras.
-Chassi B290R: De acordo com a Volvo, o chassi, para aplicabilidade urbana é reconhecido por sua versatilidade, economia, disponibilidade, segurança e baixo consumo de combustível. Possui versões em piso baixo e normal, oferecendo uma excelente flexibilidade de encarroçamento. Assim como os outros produtos, possui todas as características acima apresentadas.
-Mascarello Gran Via Midi: A Mascarello recentemente alterou o layout de seu site e ainda não foram apresentadas declarações sobre o modelo, porém estão disponibilizadas informações sobre o Gran Via, integrante da família da linha urbana da encarroçadora. Segundo ela, o Gran Via é a solução ideal para o transporte coletivo urbano, desenvolvido com design inovador e alta tecnologia. O Gran Via oferece ainda um conceito estrutural inovador que garante economia a rotina operacional do frotista.
-Chassi B270F: Este é a novidade da montadora sueca, pela primeira vez a Volvo lança no mercado um chassi apropriado para a aplicação urbana, no entanto serve muito bem para os serviços de fretamento e turismo de médias distâncias. Destaca-se por ser 400 kg mais leve que a concorrência e dentro da tecnologia Euro V é um dos únicos a conter um motor com seis cilindros. O B270F apresenta câmbio com sistema de transmissão por cabo e posição ergonômica da alavanca, possui suspensão metálica com molas parabólicas que não necessitam de manutenção, tem maior comprimento entre centros, o que possibilita manter o veículo nivelado mesmo com carga.

Após conhecermos os veículos, não podemos deixar de falar daqueles que os conduzem nas estradas e possibilitam que esse evento encante a todos pelo país a fora, por isso conversamos com um dos motoristas para saber como é a vida de um profissional da Caravana Volvo. A entrevista realizada com o senhor Célio de Souza, motorista do Mega BRS, você confere logo abaixo:

BP – Seu Célio, como é ser motorista da Caravana Volvo?

Célio de Souza: “Ser um motorista da Caravana Volvo é preciso ser um profissional capacitado, deve ter concluído alguns cursos realizados no SEST/SENAT e os oferecidos pela empresa. É importante também ter conhecimento das rodovias. Por ter concluído os cursos e conhecer as estradas brasileiras fui um dos escolhidos”.

BP – Que experiência de vida o senhor vai levar ao final do projeto?       

Célio de Souza: “Vou levar como experiência o conhecimento de todas as concessionárias Volvo e a vivência de uma modalidade nova para mim, nunca tinha atuado como motorista de caravana”.

BP – Dentre essas cidades que o senhor visitou, qual a mais interessante e o que mais lhe chamou a atenção?

Célio de Souza: “Muitas das cidades visitadas pela Caravana Volvo eu já conhecia, mas gostei bastante de Caxias e Pelotas”.


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