Informe:

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Especial licitação: COMEÇAM A CHEGAR A RIO GRANDE OS NOVOS LIGEIRINHOS:

Matéria: Rodrigo de Aguiar; Fotos: Alexandre Machado.



Após a chegada dos 50 novos ônibus urbanos convencionais, a empresa Noiva do Mar está dando continuidade ao processo de renovação de sua frota. Na semana passada começaram a chegar a Rio Grande os novos veículos conhecidos como “Ligeirinhos” que serão acrescidos a frota que hoje é composta de oito coletivos. Concebidos para realizarem as linhas onde os veículos convencionais não conseguem entrar, os Ligeirinhos passaram a ser parte do sistema de transporte de Rio Grande, tal participação ficou comprovada com um espaço reservado para eles no último edital de licitação. Indicados no edital como ônibus leves, os veículos serão destinados a atender as linhas P01 Circular Cidade Nova, J01 Bernadeth, T01 Trevo x Porto e T02 Trevo x Barra, possuindo letreiro digital, elevador para transporte de cadeirantes e pintura do sistema Rio Grande Integrado.



Carroceria: A carroceria escolhida para compor esta nova frota foi o Svelto Midi, o modelo foi projetado para atender as necessidades do transporte de passageiros em pequenas e médias distâncias. Seguindo os conceitos de leveza e durabilidade, o Svelto Midi é considerado pela encarroçadora como uma ótima opção para o transporte de fretamento. De acordo com a Comil, o modelo possui estrutura formada por tubos e chapas de aço galvanizado que são fixados ao chassi utilizando aço estrutural com proteção anticorrosiva e antiruído. Os materiais utilizados no revestimento interno possuem características de retardamento a propagação do fogo e não produzem farpas em caso de rupturas, proporcionando também isolamento térmico e acústico. O assoalho pode ser em alumínio lavrado ou como no caso dos “Ligeirinhos” em compensado naval.



Chassi: O chassi empregado para mover esta carroceria é o Volkswagen 15-190, considerado pela marca como o veiculo com melhor custo beneficio para o segmento em que atua, pode receber carrocerias de até 11 metros de comprimento e peso bruto de 15 toneladas. Possui motor de 185 cavalos e transmissão mecânica de seis velocidades. A direção hidráulica presenteia o motorista que constantemente enfrenta o pesado trânsito urbano.



Os novos veículos começam a circular em breve, no dia 23 de janeiro entra em operação a nova licitação do transporte coletivo, processo este vencido pelo Consórcio Rio Grande, formado pelas empresas Noiva do Mar e Cotista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário