Informe:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SERVIÇO DE FRETAMENTO NA CIDADE DO RIO GRANDE GANHA FORÇA COM A ENTRADA DO POLO NAVAL NO MUNICÍPIO:

Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Alexandre Machado.

A cidade do Rio Grande nos últimos anos vem se destacando no cenário econômico do país, tudo isso graças à instalação do Polo Naval que possibilitou a criação de diversos empregos e colocou o município frente às principais e mais importantes na produção de plataformas de petróleo. Os investimentos no setor acabaram por gerar empregos diretos e indiretos, e para que toda essa “máquina” se movimente na medida certa e traga os frutos planejados o transporte dos funcionários é um dos principais elementos para o desenvolvimento dos módulos e das plataformas construídas no Distrito Industrial de Rio Grande. Limitadas até então ao transporte de funcionários das indústrias de fertilizantes, as empresas da cidade possuíam uma frota que se encaixava perfeitamente às exigências feitas por elas, veículos leves e sem ar-condicionado eram os mais comuns utilizados no fretamento. A frota Riograndina de veículos especializados neste tipo de serviço cresceu bastante nos últimos anos, com este novo empreendimento empresários foram atraídos e as atuais empresas melhoraram seus serviços, passando a oferecer veículos mais novos, seguros e capacitados para o transporte dos trabalhadores. As empresas Universal Turismo e Noiva do Mar foram as que mais investiram neste tipo de modalidade, juntas, somam mais de 60 veículos destinados apenas para o transporte de funcionários do Polo Naval de Rio Grande. Segundo Eduardo Freitas, Gerente Geral da Noiva do Mar, a empresa busca sempre diferenciar-se, seja na manutenção como na inovação de sua frota, que nesse ano foi acrescida de 35 ônibus zero quilômetro equipados com ar condicionado, letreiro digital e nova identidade visual. Eduardo acrescenta ainda que a empresa procura capacitar ao máximo seus funcionários, garantindo assim um serviço com mais qualidade e segurança. A modalidade de fretamento surgiu no final da década de 1950 na região do ABC Paulista, fomentado principalmente pela forte industrialização da região que era carente de transporte de passageiros. O fretamento é destinado à condução de grupo definido de pessoas, com contrato específico, sem cobrança individual de passagens, não tendo caráter de serviço aberto ao público e divide-se em duas modalidades:
Fretamento contínuo: É o serviço de transporte de passageiros prestado a pessoa jurídica, mediante contrato escrito, para um determinado número de viagens, destinado ao transporte de usuários definidos. Envolve o transporte para indústrias, shopping centers, executivos, escolas, universidades zona rural entre outros.
Fretamento eventual: É o serviço prestado a um cliente ou a um grupo de pessoas, mediante contrato escrito, para uma viagem com finalidade específica ou turística.
Segundo estudos, cada ônibus de fretamento substitui em média 15 automóveis, o que significa maior fluidez no trânsito, menor índice de acidentes e de poluição.
Obs.: As informações referentes ao serviço de fretamento foram obtidas do site Federação das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo,
www.fresp.org.br.

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