Informe:

domingo, 4 de dezembro de 2011

Especial licitação: VIAÇÃO NOIVA DO MAR ADQUIRE 50 NOVOS ÔNIBUS URBANOS (Após vencer licitação do transporte coletivo empresa realiza mega renovação):

Uma renovação histórica! A comunidade Riograndina nunca viu tantos ônibus juntos. Após vencer a licitação em agosto passado a Viação Noiva do Mar adquiriu 50 novos coletivos da montadora gaúcha Comil, com sede em Erechim, no norte do estado. Os novos coletivos são semelhantes aos apresentados a comunidade no início deste ano, possuem a nova pintura do sistema Rio Grande Integrado, letreiros digitais e acessibilidade conforme versa a lei 14022 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), proporcionando a todos os cidadãos acesso ao transporte público. Dentre estas 50 novidades, uma chama a atenção, pela primeira vez no transporte municipal os veículos possuem câmbio automatizado, dessa maneira a viagem se torna mais tranqüila, sem os tradicionais solavancos proporcionados pela troca de marchas. O V-Tronic, como é chamado o sistema, controla as mudanças de marcha de acordo com a condição de peso do veiculo, inclinação do piso, posição do pedal do acelerador e acionamento da embreagem eletronicamente, maximizando a vida útil dos elementos internos da caixa de câmbio e da embreagem. Outra vantagem está no momento do acionamento dos freios, quando utilizados o sistema passa a reduzir as marchas, auxiliando no processo de frenagem e economizando as lonas de freio, oferecendo ao frotista benefícios e ao passageiro a certeza de uma viagem segura e uniforme. O chassi escolhido para equipar os novos ônibus foi o Volkswagen 17-230, um dos mais utilizados pela empresa atualmente. A frota deste equipamento corresponde a 40% do total de veículos que operam as linhas urbanas, fazendo da Noiva do Mar uma das maiores clientes Volks da região sul do estado. De acordo com a montadora, o 17-230 possui o maior volume de comercialização do mercado, sendo especialmente desenvolvido para agüentar as longas jornadas de trabalho do transporte coletivo urbano e também como solução ao serviço de fretamento. Dotado de um motor de seis cilindros e 225 cavalos, opera em um regime de trabalho mais ameno, possibilitando com isso maior durabilidade de seus componentes. Para finalizar a montadora explica que com um chassi com suspensão e eixo de maior capacidade fazem deste o equipamento mais indicado para aplicações de trânsito severas.
Segundo o gerente geral da Noiva do Mar, Eduardo Freitas, o momento é histórico em dois pontos, o primeiro pela quantidade de veículos e o segundo em virtude da tecnologia aplicada. Eduardo acrescentou ainda que a cidade do Rio Grande terá o que há de mais moderno em tecnologia e a população contará com uma das frotas mais novas do estado. Na tarde deste sábado chegou o primeiro lote de veículos composto de dois ônibus, que serão utilizados no treinamento dos motoristas e de acordo com a diretoria ao longo da próxima semana está prevista a chegada de mais um grupo de coletivos. O blog Busologia Papareia acompanhou junto à empresa toda esta movimentação e ao final da matéria você poderá conferir imagens feitas ao longo do trajeto. Segundo o instrutor de motoristas Carlos Ibias, será realizado um treinamento pela Volkswagen entre os dias 12, 13 e 14 de dezembro sobre as novas tecnologias e que contará com a supervisão da empresa. Ibias acrescentou que esta nova fase vivida pelo transporte proporcionará uma melhoria no atendimento ao passageiro, economia de materiais e também da vida útil do veículo. Conforme o setor de tráfego, a chegada destes veículos automatizados promoverá melhores condições de trabalho para os motoristas, uma vez que não será preciso realizar mais os constantes toques na embreagem, evitando assim problemas de saúde nos colaboradores. Ainda de acordo com o setor, em estudo realizado junto ao SEST/SENAT, somente na antiga linha do Circular Prado o motorista fazia em torno de 380 vezes o movimento na embreagem, em apenas uma volta, estando ao final da jornada extremamente cansado. A nova licitação entra em vigor apenas em 23 de janeiro do ano que vem, mas alguns carros podem começar a circular antes em virtude da saída de alguns veículos que estão operando no limite de sua idade permitida. Para finalizar, gostaríamos de agradecer a empresa, ao motorista Paulo Castanheira e ao instrutor Carlos Ibias por terem colaborado com a realização desta matéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário