Informe:

sexta-feira, 6 de maio de 2011

NOIVA DO MAR RENOVA SUA FROTA EM MAIS DEZ ÔNIBUS:

Passados dois anos e oito meses da última renovação, a Viação Noiva do Mar mais uma vez renova sua frota, dessa vez em mais dez ônibus com itens jamais vistos na cidade do Rio Grande. Seguindo as normas vigentes no Sistema Rio Grande Integrado, os novos ônibus possuem pintura padrão escolhida pelos internautas no final de 2010 e letreiros digitais frontais e laterais na cor amarelo âmbar. Após a saída de dez carros, os novos veículos chegam para suprir e renovar a idade média da frota da empresa, modernizando e deixando mais confortável os deslocamentos de um ponto a outro do município. Os novos veículos são todos encarroçados sobre o chassi Volksbus 17-230 (17 toneladas 225 cavalos) e foram fabricados pelas encarroçadoras gaúchas Comil e Marcopolo sendo respectivamente Svelto e Torino G7.





Novo padrão de pintura: Os novos veículos seguem um novo padrão de pintura, inspirado em um peixe estilizado em duas linhas uma verde e uma azul lembrando as cores da bandeira do município. Em votação realizada no site da Prefeitura Municipal, os usuários tiveram a possibilidade de dentre três modelos escolherem a que mais lhes agradavam, e isso aconteceu e com 41% dos votos a pintura com fundo branco e listras azuis e verdes foi a vencedora e passaria a ser aplicada nos novos coletivos adquiridos a partir de 2011 e nos demais veículos da frota em um prazo de um ano. Essa iniciativa visa à organização do sistema deixando-o mais modelado e visualmente padronizado.



Mudanças nos prefixos: Dentre as inovações, a que chama a atenção é o fato da modificação dos prefixos. Antigamente, os veículos do transporte urbano possuíam numeração ímpar, enquanto os carros de turismo, de fretamento e os seletivos mantinham a numeração par. Hoje em dia e nas próximas renovações os veículos do transporte urbano receberão numeração seqüencial (ex.: 1101, 1102, 1103...) não mais como antes (ex.: 801, 803, 805...) de acordo com uma norma estabelecida pela Prefeitura Municipal.




Inovações:Além da nova pintura mencionada acima, os novos coletivos possuem letreiros digitais, muito comuns nos demais centros urbanos e que agora farão parte dos coletivos Riograndinos. Possuindo uma tecnologia indiscutível, os letreiros de leds se adaptam a luz do dia não impedindo a leitura por parte dos usuários que aguardam os coletivos nas paradas, à noite a luz tem uma maior intensidade, mas que não agride os olhos de quem observa o carro para embarcar. Nos novos ônibus, os letreiros encontram-se na parte de cima e sobre o painel do veículo, e na lateral para informar os usuários da linha que o coletivo está realizando. Os letreiros recebem respectivamente os nomes de frontal superior (o maior instalado na parte de cima), auxiliar frontal inferior (posicionado sobre o painel) e lateral dianteiro (como próprio nome diz posicionado na lateral do veículo). Além de todas essas inovações, outra que chama a atenção é o fato dos novos carros possuírem três portas, uma destinada ao embarque, outra para acesso de cadeirantes e a terceira para desembarque visando um menor desgaste dos elevadores, diferente do que era realizado nos demais carros adaptados presentes na frota onde os passageiros desembarcavam no centro do veículo onde o elevador está instalado.
Já com relação aos modelos dos ônibus adquiridos, no que tange ao modelo Marcopolo Torino, o mesmo possui as lanternas traseiras de leds, aumentando ainda mais a visibilidade do motorista que vem atrás do veículo, sistema esse utilizado quase que em todos os modelos produzidos pela encarroçadora de 2009 pra cá.



Acessibilidade: Atendendo a norma 14022 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sobre acessibilidade, os novos veículos estão equipados com elevadores para cadeirantes e bancos para obesos, posicionados na parte frontal dos mesmos trazendo mais dignidade e acesso a todos, algo que há alguns anos atrás não era exigido.



Descrição técnica dos veículos
Comil Svelto-
Estrutura:
Formada por tubos e chapas de aço galvanizado, que se unem através da solda MIG (Metal Inert Gás) / MAG (Metal Active Gás). É fixada ao chassi utilizando aço estrutural com proteção anticorrosiva e antirruído. A central elétrica está localizada no interior do veículo, no painel frontal do lado direito, com proteção contra umidade, poeira e intempéries.
Revestimento interno
Os materiais utilizados para revestimento interno possuem características de retardamento à propagação de fogo e não produzem farpas em caso de rupturas, além de proporcionar isolamento térmico e acústico. O assoalho é em alumínio lavrado ou compensado naval e revestido com passadeira de alto tráfego.
Revestimento esterno
O revestimento é de chapa de alumínio liso, fixada mecanicamente à estrutura. Frente, teto e traseira são revestidos em Fiberglass, uma espécie de plástico reforçado com fibra de vidro. O pára-choque também é em Fiberglass, com reforços internos em aço.
Ventilação
O veículo possui 2 tomadas de ar no teto, com 4 posições, que funcionam também como saídas de emergência.Itens Opcionais:- Renovadores de ar elétricos (função ventilador e/ou exaustor). - Desembaçador elétrico para o pára-brisa com ar quente ou frio, e ar-condicionado.
Janelas e pára-brisa
As janelas são corrediças convencionais, com estrutura de alumínio fixada por guarnição de borracha com vidros temperados.Itens Opcionais:- Vidros fumês;- Janelas com 2 ou 4 vidros móveis (para veículos com ar-condicionado);- Vidros inteiriços, fixados com guarnição de borracha para veículos com ar-condicionado;- Pára-brisas laminado;- Svelto versão Jardineira: janelas panorâmicas, com área envidraçada maior que os veículos urbanos convencionais, desenvolvida



Marcopolo Torino-
• Sinalização com manutenção externa e melhor luminosidade;
• Saia lateral modular: facilidade de manutenção de pequenas avarias;
• Aro de roda em fibra de vidro;
• Novos padrões de decoração interna;
• Amplas escadas em fibra de vidro;
• Maior conforto para o motorista graças ao conjunto defroster com saídas de ar no painel
e nos pés;
• Moderno posto de cobrador;
• Novas poltronas com pés recuados, facilitando a limpeza interna;
• Revestimento externo sem perfis aparentes: maior limpeza visual.




Estes são os novos ônibus da Viação Noiva do Mar, agradecimento especial a empresa que possibilitou a seção de fotos e que gentilmente nos recebeu.




Obs.: As informações concernentes aos letreiros foram extraídas do site Via Circular conforme segue link em anexo: http://www.viacircular.com.br/via/index.php?option=com_content&view=article&id=342:a-evolu-dos-letreiros&catid=1:notas&Itemid=172
As informações técnicas referente ao modelo Comil Svelto foram extraídas do site da empresa conforme segue link em anexo:
http://www.comilonibus.com.br/site/veiculos/detalhe/linha-urbano/produto-svelto#/descricao
As informações técnicas referente ao modelo Marcopolo Torino foram extraídas do site da empresa conforme segue link em anexo:
http://www.marcopolo.com.br/website/marcopolo_pt/user_files/File/catalogo_torino.pdf

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