Informe:

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Especial 21º Encontro Sulbrasileiro - ANTIGOMOBILISMO NA TERRA DA UVA (Evento reuniu carros antigos de toda a região sul do País e da Argentina):

Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Rodrigo de Aguiar e Roberto Müller (Fotos externas do Diplomata 380).

No último sábado, dia 17, o blog Busologia Papareia esteve em Caxias do Sul visitando o 21º Encontro Sulbrasileiro de Veículos Antigos, o evento promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) contou com a participação de mais de 600 carros que uniram diversas pessoas no parque de eventos Festa da Uva.
Nossa missão naquele momento seria mostrar os principais ônibus antigos expostos, no entanto a quantidade foi menor da encontrada em Novo Hamburgo na Expoclassic em julho passado. No total estiveram presentes quatro ônibus, os quais foram objeto de nossa total atenção. Entre os principais vale destacar o bem conservado Nicola, de propriedade do senhor Paulo Bellini, Presidente da Marcopolo, e o tradicional ônibus londrino pertencente ao Museu de Cera de Gramado que serão apresentados logo abaixo.
Logo na entrada do moderno complexo de eventos quem dava as boas vindas aos visitantes e expositores era o novo Volare W-Fly Euro V, o veículo fazia parte do estande da Agrale montado na área externa do parque, que contava ainda com demais produtos da marca que vem se destacando ultimamente no setor ônibus.
Na parte interna diversas atrações do antigomobilismo estiveram presentes, os amantes das duas rodas puderam conhecer raridades muito bem conservadas, caminhões de diversas gerações marcaram presença e puderam contar um pouco da evolução do transporte de cargas no Brasil. Carros como das marcas Mercedes, Porsche, Dodge, Cadilac entre outros fizeram a alegria dos adultos que naquele momento pareciam hipnotizados diante das verdadeiras joias ali estacionadas.
Os alvos de nossa matéria especial encontravam-se na área externa do centro de eventos, atraindo também a atenção de muitas pessoas. Confira abaixo as principais informações dos coletivos expostos:

- Viale Dimelthoz: Estrategicamente posicionado na saída principal, o veículo da empresa Dimelthoz fazia a divulgação dos painéis digitais comercializados pela empresa com sede em Caxias do Sul, os itinerários eletrônicos servem tanto para ônibus como para caminhões, conforme informado pelo representante no local. O coletivo do modelo Viale pertenceu à empresa Auto Viação Presidente Vargas, de Porto Alegre, e foi totalmente transformado para funcionar como um mostruário móvel, tendo participado inclusive em outubro da FETRANSRIO 2012 no Rio Centro. Seu interior conta ainda com um escritório ao fundo utilizado para receber clientes e futuros compradores.

- Nielson Diplomata Veteran Car Club de Novo Hamburgo: Considerado a unidade móvel do clube de carros antigos de Novo Hambrugo, o Diplomata 380 foi adquirido no ano de 2009 e pertenceu a empresa Santa Rita Turismo e conta com um excelente estado de conservação. O veículo, fabricado em 1987 e equipado com o motor Mercedes 1935, é guiado pelo motorista Roberto Müller, que nos contou que o “velho” Nielson participa ativamente de eventos ligados a carros antigos e leva em seu bagageiro os principais utensílios de viagem, trazendo assim mais conforto e praticidade. Müller informou ainda que o Diplomata foi comprado pelo VCC de Novo Hamburgo pelo valor de R$ 60.000,00.

- Ônibus Routemaster RM 1571 ano 1961: O nome gera um certo desconhecimento, no entanto ele é mais familiar do que se possa imaginar. Estamos falando dos tradicionais ônibus londrinos, os inesquecíveis vermelhões de dois andares. Até hoje eles circulam na terra da rainha, entretanto são mais novos e possuem outras tecnologias.
O que encontramos em Caxias pertence atualmente ao Museu de Cera de Gramado, mas fez parte durante muito tempo do acervo da Ulbra, tendo sido posteriormente arrematado em um leilão. Seus proprietários possuem como objetivo fazer dele um veículo de transporte entre um museu e outro, mas esbarram na falta de liberação por parte do DAER, fazendo com que passe a maior parte do tempo parado. Para ir a Caxias teve de ser transportado em uma carreta.
Recentemente o Routemaster passou por uma longa reforma, durante 18 meses esteve sob os cuidados do restaurador de caminhões Antônio Martinez, que o deixou preparado para atender as expectativas dos novos proprietários. Martinez explicou ainda que o veículo vem equipado com motor e eixo Aclo (AEC) e caixa automática assistida.

- GM Coach 1953: Veículo que segundo informações foi adquirido nos Estados Unidos e serve como motor home. Tentamos fazer contato com o proprietário para imagens internas e conhecermos mais de perto, mas ele não apareceu.

- Nicola Mercedes LP-321: Este foi o objeto de procura de vários busólogos que visitaram o encontro entre os dias 15, 16, 17 e 18. O veículo de propriedade do Sr. Paulo Bellini, Presidente da Marcopolo, pertenceu à empresa Sussantur e na oportunidade estava realizando o transporte dos turistas do hotel até o parque de exposições. Tentamos contato com o responsável no local para sabermos mais informações, mas não obtivemos êxito.  

Antes de encerrarmos não podemos deixar de destacar o excelente serviço prestado pela empresa Penha que nos transportou até Caxias, fomos a bordo do carro 36002, um Paradiso 1550 LD, que proporcionou uma viagem tranquila e muito confortável. Nosso agradecimento ao motorista Macedo e a toda equipe da garagem de Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário