Matéria e fotos:
Rodrigo de Aguiar.
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Veículos com chassi Volvo são os primeiros da região sul. |
O estado do Rio
Grande do Sul começou por Rio Grande, o clube mais antigo do futebol brasileiro
leva o mesmo nome, o Polo Naval instalou-se na cidade e agora o município no
extremo sul do estado é o primeiro da região a receber o mais novo chassi
dianteiro da Volvo, o B-270F, que marcou oficialmente a entrada da marca sueca
no mercado de ônibus urbanos e rodoviários de curtas distâncias. A pioneira
nessa questão é a empresa Universal Turismo, que adquiriu junto à
concessionária Dipesul os dois primeiros equipamentos da região sul, tornando a
cidade referência entre os demais municípios que ainda não possuem veículos da
marca. Junto a eles foram adquiridos ainda mais dois Volkswagen 17-230, já
equipados com a nova tecnologia Euro V de emissão de poluentes. Segundo
informações da concessionária Dipesul os dois B-270F ainda possuem a tecnologia
Euro III.
Não podendo ser
diferente, a carroceria escolhida foi o Versatile, o modelo fabricado pela
encarroçadora gaúcha Comil é o mais utilizado pelos frotistas locais que
realizam o serviço de transporte dos funcionários do Polo Naval, a quantidade
deste produto na frota local chega a sessenta, não contando com os quatro
veículos novos adquiridos pela Universal.
Segundo a Comil,
o Versatile é o produto ideal para a realização de viagens de curtas distâncias
e operações de fretamento, aliando design moderno, beleza e sofisticação. Os
novos ônibus contam com a nova logomarca da empresa que foi oficialmente
lançada com a chegada dos primeiros Versatile em maio de 2011 e que está sendo
adaptada nos demais carros da frota. Letreiro digital, ar condicionado,
banheiro, geladeira e poltronas soft completam a estrutura dos veículos que,
segundo o proprietário da empresa, passarão a serem itens indispensáveis nas
próximas compras.
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Ônibus com chassi Volkswagen já possuem a tecnologia Euro V. |
Os coletivos com
chassi Volkswagen seguem os mesmos padrões de configuração interna.
Diferentemente dos dois veículos da marca Volvo estes possuem a nova tecnologia
Euro V de emissão de poluentes, que tem como principal objetivo reduzir a
quantidade de partículas de enxofre expelidas no cano de descarga dos caminhões
e ônibus pelo país. A principal novidade da nova tecnologia está na utilização
do ARLA 32, no entanto os motores MAN-D08, para ônibus e caminhões fabricados
no país, são dotados com o sistema EGR, que não utiliza o reagente em questão.
Sua principal diferença está no reaproveitamento dos gases de descarga que
retornam ao cilindro, otimizando assim a combustão e resultando na redução de
material particulado. A quantidade de gases recirculados, para atender a norma
PROCONVE P7, pode chegar a 30%, reduzindo assim a formação de Óxidos de
Nitrogênio. Maiores informações sobre este sistema podem ser obtidas através do
vídeo abaixo produzido pela própria Volkswagen.
Três ônibus já
entraram em operação, a empresa aguarda ainda a chegada do quarto coletivo que
deve acontecer nos próximos dias. Ainda segundo eles, esses veículos serão
utilizados também na linha que transporta os funcionários do Polo Naval
residentes em Pelotas, cidade distante 60 km de Rio Grande.
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