Informe:

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

QUATRO NOVOS ÔNIBUS A DISPOSIÇÃO DO BAIRRO FRAGATA (Coletivos são os primeiros com a tecnologia Euro V na frota da empresa TURF):


Matéria: Rodrigo de Aguiar;
Fotos: Rodrigo de Aguiar, Alexandre Machado, Israel Oliveira e Samuel Pereira.

A partir de agora os moradores do bairro Fragata, em Pelotas, passam a ter novos motivos para deslocarem-se ao centro usando o transporte coletivo, a resposta está no início da operação dos novos ônibus da TURF que aconteceu na última semana. A empresa cinquentenária, dando segmento a sua política anual de modernização, renovou sua frota em mais quatro coletivos adaptados para o transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais, atendendo assim a legislação vigente e tornando o transporte mais igualitário. Os novos veículos foram fabricados pela Comil e são da nova geração do modelo Svelto que recentemente contou com uma reformulação em sua estrutura externa e interna.
Com esta renovação a frota da empresa passa a ser de 56 veículos, sendo 11 equipados com elevadores, o que corresponde a 21% do total.
O chassi dos coletivos é o 17-230 da Volkswagen, que atualmente é administrada pela MAN, o que possibilitou a instalação do motor D-08 que equipa ainda os caminhões que percorrem as estradas brasileiras, tendo como principal novidade a baixa emissão de poluentes. Os novos ônibus já contam com a tecnologia Euro V, a norma do Proconve P7 que entrou em vigor há um ano visa diminuir a quantidade de material particulado que é liberado por veículos movidos a diesel e para isso devem ser abastecidos com o combustível S-50, que expele apenas 50 partículas por milhão.
Para que sejam liberados os índices previstos na norma regulamentadora é necessário a utilização de um aditivo a base de ureia chamado ARLA 32, entretanto os motores MAN não necessitam do reagente, pois são equipados com o sistema EGR que reaproveita os gases, trazendo assim mais economia ao frotista. Tal sistema possui a mesma eficácia do SCR que usa ARLA.
Os coletivos estão atendendo diariamente as principais linhas da empresa e podem ser identificados pelos prefixos 97, 98, 99 e 100.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário