Matéria: Rodrigo
de Aguiar;
Fotos: Rodrigo
de Aguiar, Alexandre Machado, Israel Oliveira e Samuel Pereira.

Com esta
renovação a frota da empresa passa a ser de 56 veículos, sendo 11 equipados com
elevadores, o que corresponde a 21% do total.
O chassi dos
coletivos é o 17-230 da Volkswagen, que atualmente é administrada pela MAN, o que
possibilitou a instalação do motor D-08 que equipa ainda os caminhões que
percorrem as estradas brasileiras, tendo como principal novidade a baixa
emissão de poluentes. Os novos ônibus já contam com a tecnologia Euro V, a
norma do Proconve P7 que entrou em vigor há um ano visa diminuir a quantidade
de material particulado que é liberado por veículos movidos a diesel e para
isso devem ser abastecidos com o combustível S-50, que expele apenas 50
partículas por milhão.
Para que sejam
liberados os índices previstos na norma regulamentadora é necessário a
utilização de um aditivo a base de ureia chamado ARLA 32, entretanto os motores
MAN não necessitam do reagente, pois são equipados com o sistema EGR que
reaproveita os gases, trazendo assim mais economia ao frotista. Tal sistema
possui a mesma eficácia do SCR que usa ARLA.
Os coletivos estão
atendendo diariamente as principais linhas da empresa e podem ser identificados
pelos prefixos 97, 98, 99 e 100.
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