Informe:

sábado, 13 de abril de 2013

MAIS SEGURANÇA E AGILIDADE NO CAMINHO PARA A ESCOLA:


Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar.

A partir da próxima segunda-feira, dia 15, os pequenos usuários do transporte escolar realizado pela ROMA Transportes na zona rural do município de Rio Grande contarão com duas grandes novidades, tratam-se de dois veículos da marca Volare especialmente fabricados para esta finalidade. As unidades, desenvolvidas para o programa Caminho da escola, do Governo Federal, foram adquiridas em janeiro e chegaram ontem à noite a Rio Grande.  Os novos ônibus contam ainda com sistema de tração 4x4. Na manhã deste sábado estivemos na garagem, onde conhecemos e fotografamos os mais novos integrantes da família que podem ser vistos, em primeira mão, aqui na matéria e no álbum da empresa em nossa galeria de imagens.   
Projetado para transportar com mais facilidade alunos de regiões distantes do âmbito urbano o Volare Escolarbus acomoda 26 alunos sentados e os bancos, com cinto de segurança individual, possuem revestimento com motivos infantis de fácil limpeza.
Ao saírem da fábrica todos os modelos já são equipados com cadeiras de rodas que são utilizadas no embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais, situação que, segundo o proprietário Roberto Freitas, até hoje não foi vivenciada pela empresa entre os alunos transportados. A parte interna dos novos carros conta ainda com espaços no porta-pacotes destinados ao acomodamento de pastas e mochilas, porta-cadernos atrás de cada poltrona, lixeiras, válvula de segurança na porta e iluminação do salão em leds, proporcionando assim mais claridade no ambiente.
A mecânica dos veículos é dotada de um motor Cummins de quatro cilindros já adequado à tecnologia Euro V de emissão de poluentes que, para um bom funcionamento, necessita também do abastecimento do aditivo ARLA 32 que é composto principalmente por Ureia. O uso deste complemento realiza a reação química necessária para a transformação do óxido de nitrogênio e a redução de emissão de partículas de enxofre atendendo assim a norma do PROCONVE P7 vigente em nosso país.
Externamente, além da identificação escolar, os carros apresentam sistemas de sinalização que permitem uma maior segurança aos estudantes no momento do embarque e desembarque. A porta, quando aberta, aciona um sistema que informa aos demais motoristas que o carro está parado e com passageiros ao redor.
Segundo a Volare a linha Escolarbus trás veículos de alta segurança e planejados para neutralizarem impactos, proporcionado baixo consumo de combustível e tornando-se a melhor relação custo/benefício para o frotista ou município que os adquire.
Nos próximos dias estaremos acompanhando a rotina diária dos modelos pelas principais vias da zona rural realizando fotos e atualizando nossas redes sociais com as informações relevantes do desempenho junto aos motoristas e os pequenos estudantes.
Abaixo é possível conhecer um vídeo realizado pela fabricante sobre os detalhes do projeto com depoimentos do setor de engenharia e imagens de testes feitas em locais de difícil acesso. A filmagem está disponível no canal mantido pela montadora na internet.


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário