Informe:

domingo, 21 de abril de 2013

PROJETO DE ONG GAÚCHA OPORTUNIZA QUE BANDAS GRAVEM CDs E DIVULGUEM TRABALHOS ATÉ ENTÃO ANÔNIMOS:


Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar.

Desde a última terça-feira, dia 16, dez sortudas bandas e cantores locais estão tendo a oportunidade de gravarem e mostrarem seus trabalhos diante da equipe do projeto Gravaêh, desenvolvido e mantido pela ONG Cirandar, de Porto Alegre. Em um ônibus, transformado em um estúdio móvel de gravação, as anônimas vozes ganham espaço e o sonho de terem em mãos o primeiro CD é realizado.
Segundo o Diretor Musical, Pedro Romero, o projeto surgiu há mais ou menos três anos e é inédito no país. O ônibus utilizado para percorrer o Rio Grande do Sul é um Mascarello Gran Via, Volks 17-230, que foi doado pela empresa Benfica e conta com todos os itens necessários para a gravação, sendo dividido em três partes, espaço para equipamentos, estúdio de captação de áudio e posto do motorista.
Enquanto conversávamos conhecemos a banda The Last Generals, o grupo formado por Matheus Oliveira no vocal, Lucas Porto e Kalebe na guitarra, Daniel Sperling no baixo e Rafael Freitas na bateria tem como inspiração o Rock in Rol britânico e está em atividade há apenas quatro meses. 
Impulsionados pelo anúncio na internet eles resolveram apresentar a música Red-Haired Girl, que acabou sendo selecionada pela equipe da ONG Cirandar na capital. Ao serem questionados sobre a importância desta oportunidade eles foram unânimes, consideraram como a melhor possível, pois não teriam como custear as despesas de uma gravadora tradicional. 
As gravações acontecem até hoje à tarde, domingo, ao lado do CCMAR e ao final cada banda receberá 30 CDs com a música gravada além de outro com dez canções como forma de lembrança. Junto ao Diretor Musical Pedro Romero, completam a equipe a Produtora Cultural Fernanda Ribas e o técnico de som Lucas Benetti.
A próxima parada do estúdio móvel será em Pelotas, mas ainda sem data definida.  

SAIBA MAIS:

- Todas as músicas apresentadas devem ser de autoria da banda, não sendo permitida regravação de canções conhecidas do público;
- O ônibus já realizou gravações em 17 cidades do estado;
- É permitida a gravação de até duas músicas, o critério para essa avaliação se dá no tempo de cada uma.

Veículo conta com toda a estrutura
de um estúdio tradicional
de gravação.
  
  Banda The Last Generals no momento
da gravação de uma de suas
músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário