Matéria e fotos:
Rodrigo de Aguiar.

Os novos ônibus,
fabricados pela Marcopolo, foram encarroçados sobre os chassis OF-1721 da
Mercedes, e o B-270F da Volvo, sendo todos eles adequados à nova tecnologia Euro V de
emissão de poluentes. Diferentemente dos coletivos adquiridos no ano passado, com a mesma tecnologia, estes necessitam do uso do aditivo ARLA 32, que auxilia
no tratamento dos gases oriundos da combustão.
Na manhã do último sábado, estivemos na garagem da empresa conhecendo as mais novas aquisições que, gentilmente, foram posicionadas no meio do pátio.
Na manhã do último sábado, estivemos na garagem da empresa conhecendo as mais novas aquisições que, gentilmente, foram posicionadas no meio do pátio.
A grande
novidade desta renovação está por conta do início de operação dos dois
primeiros chassis Volvo dianteiro do transporte urbano da região sul: o B-270F
marcou a entrada da marca sueca no mercado de ônibus frontal, tornando-se assim mais
uma opção para o frotista dentre os produtos desta aplicação.
Segundo
informações da montadora, o B-270F é um equipamento mais leve, resistente e econômico,
possui coluna de direção ajustável e posição exclusiva da alavanca de câmbio,
proporcionando mais conforto ao motorista. Além disso, ele é um dos poucos a
possuir um motor frontal dotado de seis cilindros.
Já o chassi
OF-1721, foi à aposta da Mercedes para receber carrocerias de até 13,2 metros de
comprimento, sendo equipado com um motor de quatro cilindros também adequado as
novas normas regulamentadas pelo PROCONVE P7. O procedimento de tratamento dos
gases recebeu da montadora o nome de BlueTec 5, e é realizado com o uso do
aditivo ARLA 32, neste caso denominado AdBlue, que otimiza a combustão e
resulta em uma queima mais eficiente e uma emissão mais limpa.
Os novos ônibus,
que estarão atendendo as principais linhas da empresa, podem ser facilmente
identificados pelos prefixos 267, 268, 269, 270, 271 e 272. Nos próximos meses, está prevista a chegada de mais dois veículos, estes segundo informações, com
câmbio automatizado e em mais 15 dias a Laranjal Transportes e a Transpessoal
estarão recebendo dois coletivos zero quilômetro cada uma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário