Informe:

quinta-feira, 12 de maio de 2011

COMUNIDADE RIOGRANDINA SE FAZ PRESENTE NA CÂMARA DO COMÉRCIO PARA DEBATER A LICITAÇÃO DO SISTEMA DE TRASPORTE COLETIVO DO MUNICÍPIO:

O auditório da Câmara do Comércio ficou pequeno para receber o bom número de expectadores que prestigiaram a audiência pública para debater sobre a licitação do sistema de transporte coletivo, destaque para a Mobilidade Urbana, item indispensável em todas as discussões, tendo em vista a existência de vidas neste processo e isso de acordo com o engenheiro responsável necessita ser bem planejado.
A audiência teve início com a explanação do engenheiro Edson Marchioro, que citou a qualidade como ponto crucial para que se tenha um transporte onde o passageiro possa se sentir seguro dentro e fora dos coletivos, não estando com isso exposto a riscos, Machioro citou ainda que os congestionamentos tendem a piorar, sendo necessário para isso um estudo mais avançado, dando ênfase para a melhora do transporte coletivo que pode se tornar uma válvula de escape para o caos no trânsito, que se aproxima com uma rapidez que impressiona.
A abertura do edital e conseqüentemente a licitação das linhas trás para o órgão gestor (Prefeitura) mais controle sobre o transporte, evitando assim fraudes e qualquer tipo de favorecimento a uma empresa ou outra. Outra novidade, se dá por conta da criação de 8 linhas troncais e uma direta para o Cassino partindo do Centro. Foi apresentado ainda a planilha de custos, mostrando como é feito o cálculo da tarifa do transporte urbano buscando esclarecer a população usuária do sistema. Os vereadores Luis Francisco Spotorno, Cláudio Costa (PT), Nando Ribeiro (PcdoB) e Renato Albuquerque (PMDB) marcaram presença e representaram a população que não pode conferir de maneira direta o evento proposto pela Prefeitura Municipal sob a responsabilidade de sua secretaria competente. O processo licitatório espera mostrar seus resultados antes do final do ano e seu respectivo funcionamento a partir do dia 23 de janeiro de 2012. Ainda com relação ao edital de licitação, foi informado que o mesmo será lançado a nível nacional por meio do DOU (Diário Oficial da União) como nas próprias palavras do engenheiro não dando abertura para que sejam lançadas questões sobre prováveis tentativas de privilégio a empresas da região, levando a discussões jurídicas e acarretando em problemas desnecessários.


Ao final da explanação do engenheiro Marchioro, o secretário Enoc Guimarães (titular da SMSTT) abriu espaço para perguntas e respostas. Findados os questionamentos o mesmo fez as considerações finais e agradeceu a presença do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário