Informe:

domingo, 1 de maio de 2011

HISTÓRIA CONSTRUÍDA EM FAMÍLIAS:

Olá amigos que me acompanham nas postagens, estive ausente durante um tempo, mas agora voltei disposto a escrever vários textos envolvendo o assunto que mais gosto, ônibus! Começo 2011 falando sobre a história de fundação da empresa TURF, sediada na cidade de Pelotas. Agradecimento especial a empresa que me autorizou a contar sua história.




O texto de hoje, vem contar um pouco da história de fundação da cinqüentenária empresa TURF, localizada na cidade de Pelotas a mais ou menos 60km de Rio Grande.
Para nos localizarmos, temos que nos reportar para a década de 1950, quando o transporte na cidade de Pelotas era restrito somente aos bairros Fragata e Areal, o serviço consistia normalmente de motoristas autônomos que possuíam seus carros e os colocavam para realizarem as linhas disputando a cada parada seu passageiro. Tudo isso acabava gerando um grande desconforto, sendo por isso em 20 de agosto de 1959 fundada a empresa TURF com a tentativa de acabar com esta disputa parada a parada. Eram inicialmente 25 sócios distribuídos em 23 quotas. Como toda empresa teve seus bons e maus momentos, mas tudo isso serviu para um crescimento importante e de acordo com a empresa, este crescimento se deu por conta de seus fundadores. Ao longo dos anos, várias alterações foram sendo feitas entre os sócios até que em 1971 restaram apenas 11 sócios com um total de 11 quotas igualmente distribuídas.
Hoje em dia, a empresa conta com uma frota de 53 ônibus urbanos convencionais e 3 micros utilizados no transporte seletivo, contando com ar condicionado, bancos reclináveis e a tarifa um pouco diferenciada. Possui ainda uma estrutura adequada para a realização dos serviços internos, possibilitando veículos revisados e sempre prontos para a lida do dia-a-dia. Além de possuir uma estrutura adequada para a manutenção dos veículos, a empresa TURF possui em sua garagem os setores administrativos, tráfego, estação de recolhimento de lixo contribuindo para a manutenção do meio ambiente e também setores de lavagem e abastecimento.Preocupada com a segurança do passageiro, a empresa implantou em 2009 o sistema “cat eyes” (olhos de gato), que permite acompanhar a calibragem do pneu. Quando o olho está parcialmente fechado indica pneu totalmente calibrado, quando semi-aberto passa a indicar que a calibragem precisa ser feita garantindo assim a segurança tanto dos usuários como dos funcionários que diariamente dirigem os veículos. Possui além de todos esses requisitos ainda o selo de empresa preocupada com o meio ambiente, que através de um rigoroso controle de emissão de gases poluentes busca adequar seus veículos a poluírem menos gerando com isso reconhecimento e prestígio no ramo. Possuindo uma frota moderna, busca realizar renovações anualmente, tendo à última sido realizada no mês de abril de 2010 com a entrega de mais três carros para a comunidade Pelotense. Hoje com 51 anos a empresa soma diversos prêmios e busca conquistar mais e mais, tendo como um de seus maiores o PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) sendo aderido em 21 de julho de 2008, visando eficientizar seus serviços a partir do melhor preparo de seus colaboradores e modernização de sua estrutura funcional. Na saída da garagem, encontramos quatro placas fixadas respectivamente informando o slogan, a missão, visão e foco estratégico e seus valores. Como slogan “seu destino, nossa responsabilidade”, como missão “realizar transporte coletivo com responsabilidade e visando melhorias contínuas” como visão e foco “melhorar continuamente as práticas de gestão no meio de transporte urbano com excelência” e como valores “responsabilidade, cidadania, sustentabilidade, comprometimento e satisfação das partes interessadas”.Preocupada com a comunidade, a empresa realiza todos os finais de ano uma carreata com Papai e Mamãe Noel em um dos ônibus enfeitado com mangueiras de luzes levando o espírito do natal a todas as famílias de Pelotas. Esta é a empresa TURF, com 51 anos de tradição no setor de transporte coletivo urbano buscando sempre a satisfação de seu usuário, quem quiser conhecer mais a empresa, basta acessar o site
http://www.empresaturf.com.br/ e navegar na história da empresa do bairro Fragata.
Obs.: As fotos em que aparecem os carros novos na cerimônia de entrega me foram gentilmente cedidas pelo Departamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário